E qual o conceito de “virtudes ubíquas” desenvolvido por Martin Seligman?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As Seis Virtudes Ubíquas.
Elas são:
Saber e Conhecimento
Coragem
Amor e Humanidade
Justiça
Temperança
Transcendência
Relação entre as virtudes e as forças pessoais:
vpk
AS VIRTUDES
AS FORÇAS PESSOAIS
SABER E CONHECIMENTO
CURIOSIDADE E INTERESSE PELO MUNDO
CRIATIVIDADE E ORIGINALIDADE
JULGAMENTO E PENSAMENTO CRITICO
PERSPECTIVA E SABEDORIA
CORAGEM
BRAVURA E VALENTIA
DILIGENCIA E PERSEVERANÇA
INTEGRIDADE, HONESTIDADE E AUTENTICIDADE
ENTUSIASMO E ENERGIA
AMOR E HUMANIDADE
AMAR E ACEITAR SER AMADO
BONDADE E GENEROSIDADE
INTELIGÊNCIA SOCIAL / EMOCIONAL
JUSTIÇA
CIDADANIA, TRABALHO EM EQUIPE E LEALDADE
IMPARCIALIDADE
LIDERANÇA
TEMPERANÇA
DISCIPLINA E AUTOCONTROLE
PRUDÊNCIA E CAUTELA
HUMILDADE E MODÉSTIA
CAPACIDADE DE PERDOAR
TRANSCENDÊNCIA
APRECIAÇÃO DA BELEZA E DA EXCELÊNCIA
GRATIDÃO
ESPERANÇA E OTIMISMO
HUMOR E ALEGRIA
ESPIRITUALIDADE E RELIGIOSIDADE
Vpk
As forças pessoais e seus significados:
Gratidão: apreciação da excelência do caráter moral de alguém. Admiração, agradecimento e apreciação pela própria vida. Consciência das coisas boas que nos acontecem.
Bravura e Valentia: não recuar diante dos obstáculos, ameaças, desafios, dores ou dificuldades. Postura intelectual e emocional de independência, mesmo quando isso seja impopular, difícil ou perigoso.
Justiça e Equidade: não permitir que sentimentos pessoais influenciem em decisões envolvendo terceiros. Ter o comportamento guiado por princípios morais solidamente estabelecidos. Não ter preconceitos.
Humor e Alegria: Gostar de rir e fazer rir. Conseguir ver facilmente o lado alegre da vida. Ter bom humor e saber divertir-se, quando a ocasião o pede.
Liderança: Eficácia na organização das atividades das outras pessoas, administrando conflitos, educando e desenvolvendo os liderados, agindo com firmeza, humanidade e justiça.
Capacidade de Perdoar: Perdoar aqueles que lhe fazem mal. Dar novas chances. Ter como principio orientador a misericórdia e não a vingança.
Bondade e Generosidade: Levar os interesses dos outros seres humanos tão a seio quanto os próprios. Assumir a responsabilidade por outros: proteger e ajudar.
Cidadania, trabalho em equipe e lealdade: Destacar-se como membro de um grupo, ser leal e dedicado, esforçando-se pelo sucesso do grupo. Valorizar metas e propósitos do grupo. Respeitar as posições de autoridade do grupo.
Entusiasmo e energia: atirar-se “de corpo e alma” nas atividades que assume. Ter uma paixão “contagiosa” em relação as atividades para as quais se dedica. Capacidade de inspirar-se e inspirar e motivar as outras pessoas.
Criatividade e Originalidade: Uso de comportamento não convencional para a resolução de problemas; inteligência pratica para a geração de soluções inovadoras.
Curiosidade e Interesse Pelo Mundo: Receptividade às experiências e flexibilidade em relação as questões que não se enquadram em conceitos preestabelecidos; curiosidade acerca do mundo.
Espiritualidade e Religiosidade: Ter crenças solidas e coerentes acerca do propósito maior e do significado do universo, que forcem uma fonte de conforto e uma filosofia de vida articulada – religiosa ou não – que o situe num quadro maior de transcendência.
Apreciação da Beleza e da Excelência: Apreciar a beleza, a excelência e a habilidade em todos os setores: na natureza, na arte, na ciência e em todos os momentos da vida diária. A apreciação, quando intensa, vem acompanhada do espanto e admiração.
Capacidade de Amar e Ser Amado: Valorizar os relacionamentos próximos e íntimos. Nutrir sentimentos profundos e duradouros e ser capaz de recebê-los de outras pessoas.
Humildade e Modéstia: Deixar que as próprias realizações “falem por si”. Não se colocar em evidencia. Ser despretensioso. Não acreditar que derrotas ou vitorias passageiras influenciem demasiadamente o grande esquema dos acontecimentos.
Esperança e Otimismo: Planejar e trabalhar esperando sempre pelo melhor. Postura positiva em relação ao futuro, garantindo o bom ânimo no presente.
Explicação: