História, perguntado por lucaslimapr97, 1 ano atrás

“É preciso ter presente que a insurreição para a tomada do poder, com a qual alguns confundem a revolução, é apenas um momento dela, possivelmente aquele que a história registra como a data fatal: 14 de julho. A revolução, porém, enquanto processo, não tem data — a insurreição, sim, pode tê-la. O processo revolucionário, por não ser uma única ação isolada, é como a guerra, tal qual como Clausewitz a descreve enquanto sucessão de fatos, diria, sociais: "A guerra não irrompe assim sem mais, repentinamente", sua extensão não é a obra de um instante. Cada um dos adversários (e na revolução são dois adversários que se opõem), portanto, em uma larga medida, forma uma opinião do outro a partir daquilo que é e do que faz na realidade, e não daquilo que em teoria deveria ser e deveria fazer. Entretanto, com sua organização imperfeita, o homem sempre permanece abaixo da linha do melhor absoluto, e, como essas deficiências agem nos dois lados, elas se tornam um princípio moderador”



Considerando a contextualização acima e os conteúdos discutidos no decorrer da disciplina Estudos Estratégicos, assinale a alternativa que indique corretamente como Clausewitz entendia as causas da guerra:


A-) Para Clausewitz as guerras podem ser iniciadas a partir de um propósito positivo, que visa a alteração do status quo político, ou com um propósito negativo de manutenção desse status quo.


B-) De acordo com Clausewitz as guerras podem ser iniciadas a partir de um propósito normativo, que busca a alteração da ordem internacional, ou com um propósito conservador de manutenção desse status quo.


C-) Segundo a teoria de Clausewitz as guerras podem ser iniciadas a partir de propósitos políticos ou com tendo em vista propósitos culturais e estruturais.


D-) Para Clausewitz as guerras acabam sendo iniciadas por causa do interesse dos nacionais de manutenção do status quo territorial, ou a partir de propósitos religiosos e culturais de dominação ideológica.


E-) De acordo com Clausewitz as guerras podem ser fomentadas por motivos econômicos e partir de um proposito construtivo, ou com um propósito destrutivo diante da ordem mundial.

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraconcursos
5

A alternativa que traz a resposta correta sobre como Clausewitz entendia as causas da guerra é a Letra C.

 

Clausewitz em suas obras mostrava sempre a relação política especifica estabelecidas nas guerras. O autor mostra que toda guerra é motivada por uma continuação da política vista por outras faces.

 

Para o autor a guerra era considerado um elemento de estratégia política, pois tentava submeter outras nações a sua vontade. Mais do que um ato de violência o autor reconhecia a estratégia militar internacional em iniciar uma guerra e em finalizar uma, o mesmo entendia que a guerra era resultado de subverter outros países a propósitos políticos e culturais.

Respondido por silvanoxavyer
1

Resposta:

A resposta correta é a letra A

Explicação:

O ponto de vista da Teoria da Guerra de Clausewitz, podemos resumir que os grupos políticos iniciam guerras tendo como propósito positivo de alteração ou propósito negativo de manutenção de status quo político, que pode variar do direito de propriedade e uso de recursos, a hierarquia de indivíduos e grupos dentro de uma estrutura política ou mesmo sobre a constituição dessa estrutura.

Perguntas interessantes