É preciso redimensionar a ideia de utilidade para nela incluirmos a Filosofia? Ao fazermos isso não estaríamos submetendo a Filosofia a um parâmetro reducionista? Trata-se de uma concessão necessária para podermos divulgá-la no Ensino Médio?
Soluções para a tarefa
R=Não e necessário redimensionar a filosofia. A utilidade da filosofia pode ser definida quando o ser humano usa a capacidade para refletir sobre a vida. Se redimensionarmos a filosofia ela não será a base para construir novos conceitos sobre a realidade ensinada ao homem a raciocinar e questionar as coisas do seu cotidiano.
Em fim a filosofia no ensino médio marcar a transição do senso comum para o senso crítico do jovem fazendo a transmutação do simples para o complexo e fazendo a passagem da alegoria para a razão. A Filosofia é um elemento importante nessa etapa da educação e não pode ser mudada, pois através da sua característica de reflexão e investigação dos fatos, que pode ser um ponto de referência para o aluno que está em uma fase de reflexões sobre o sentido da sua própria existência e do seu papel na sociedade. Sendo assim não pode redimensionar a filosofia.