“É preciso que se coloque no centro das discussões (e das práticas) sobre a função educativa global da escola. Assim, se entendemos que educação é atualização histórico-cultural dos indivíduos e se estamos comprometidos com a superação do Estado geral da injustiça social que, em lugar do bem viver, reserva para a maioria o trabalho alienado, então é preciso que nossa escola concorra para a formação de cidadãos atualizados, capazes de participar politicamente, usufruindo daquilo que o homem historicamente produziu, mas, ao mesmo tempo, dando sua contribuição criadora e transformando a sociedade. Só assim a escola estará participando de forma efetiva como elemento da necessária ‘reforma intelectual e moral’, de que nos fala Gramsci (1978b).” (PARO, 1999, p. 114).
Segundo Paro (1999), no texto, onde vigora a lógica do capital, no que diz respeito ao mundo do trabalho, há um quadro crítico no mundo, pois vem ocorrendo a:
a. Socialização humana.
b. Conscientização da população.
c. Dessocialização humana.
d. Inclusão humana.
e. Desalienação humana.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
O autor identifica o processo de dessocialização humana, no sentido de que a lógica de capital vem afastando cada vez mais as pessoas, em função da busca incessante pelo lucro, além das diversas injustiças sociais (Alternativa C).
Dessocialização Humana na Atualidade
A escola apresenta um papel fundamental na construção educativa dos alunos, em relação ao contexto histórico-cultural dos indivíduos, sobretudo na atualidade. Este processo alinha-se com o momento de dessocialização humana, que diz respeito a criação de relações de trabalho mais alienantes, que vivem somente para o lucro.
Mais sobre dessocialização humana: brainly.com.br/tarefa/13377472
#SPJ5
Anexos:
Perguntas interessantes
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás