“É preciso ficar claro que não estamos falando de medicação. Se uma pessoa está doente, com um problema orgânico, e o médico receita medicamentos adequados a seu problema, esse procedimento é correto. A medicalização não é isso. É tratar como se fosse médico um problema que na verdade é social.”
Na aula 14 há uma critica do uso de medicamentos para os portadores de Transtorno do Déficit de Atenção - TDA-H e dislexia e nos esclarece que:
1- O metilfenidato, princípio ativo da Ritalina, é um medicamento classificado como “tarja preta”, ou seja, pode causar dependência física e/ou psíquica.
2- O mecanismo que faz com que ele atue na atenção é pouco conhecido – mesmo assim, crianças de 4 anos ou menos são medicadas com Ritalina por serem “desatentas” ou “agitadas” em demasia.
3- De 2009 a 2011, o número de caixas de Ritalina, remédio receitado para o TDA-H, aumentou de 500 mil caixas em 2009 para um milhão e duzentas mil caixas vendidas em 2011
4- Seus efeitos colaterais são diversos e preocupantes tais como: hipertensão, taquicardia, arritmia e até parada cardíaca, boca seca, falta de apetite, dor no estômago, interfere na hipófise, altera a secreção de hormônios sexuais e diminui a secreção do hormônio de crescimento, as crianças ficam mais baixas e também essa droga age no peso e se a criança já desenvolveu dependência química, ela pode enfrentar a crise de abstinência.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Somente as alternativas 1, 3 e 4 estão corretas.
b. Somente as alternativas 2 e 3 estão corretas.
c. Somente as alternativas 1, 2, 3 e 4 estão corretas.
d. Somente as alternativas 2, 3 e 4 estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
C) 1, 2, 3 e 4 estão corretas. ( Eu fiz essa atividade ano passado, o ideal seria vc ler o texto mas todas as alternativas apresentadas são reais)
Perguntas interessantes
História,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás