História, perguntado por ZionkaCepoc, 8 meses atrás

É PRA HJ,PFVR!
Ao ter conhecimento do contexto histórico da Guerra dos Mascates, notamos que a produção de açúcar nas Antilhas passou a concorrer com a brasileira levando muitos dos senhores de engenho de Olinda à decadência, não podendo pagar suas dívidas. Eles recorrem aos comerciantes portugueses chamados de mascates para emprestar dinheiro. Leia o texto abaixo.


O problema é que ela (Câmara Municipal de Olinda)* era controlada pela “nobreza da terra”, ou seja, os senhores de engenho que haviam se empenhado diretamente na luta contra os holandeses. Esse domínio se manteve durante muito tempo, sendo passado para seus descendentes. Quando os comerciantes começaram a cobiçar estes cargos, o clima azedou. Muitos dos senhores de engenho estavam endividados até as orelhas com os mascates. Ceder o mando político local aos seus credores lhes parecia um pesadelo.”


*Nossa inserção.


SOUZA, George F. Cabral de. Pernambuco Dividida. Revista de História. Disponível em: . Acesso em 8 out. 2018.


Analise as afirmativas assinalando as corretas:


A

A Guerra dos Mascates teve como causa a busca dos recifenses pela emancipação política e pela legitimação de um território holandês.



B

Além do medo de ter o prestígio político abalado, os olindenses temiam perder suas propriedades por conta das dívidas contraídas com os recifenses.



C

Os recifenses não tinham o interesse em participar da “nobreza da terra”, apenas queriam o monopólio comercial.



D

A Guerra dos Mascates expressa o sentimento nativista dos recifenses que se orgulhavam de sua descendência holandesa.



E

Tanto mascates quanto olindenses buscavam o fim do domínio português na região, que impedia o crescimento do comércio local.

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaellycumpiam
11

Resposta:

letra B

Explicação:

fiz numa prova, esta correto


ZionkaCepoc: okok vlw kakaka,n preciso maix,mas vlw
Respondido por lifeanonima7
2

Resposta:

Letra B) Além do medo de ter o prestígio político abalado, os olindenses temiam perder suas propriedades por conta das dívidas contraídas com os recifenses.

Perguntas interessantes