Saúde, perguntado por degradenails, 11 meses atrás

É possível verificar que o conceito de saúde foi influenciado, no decorrer dos tempos, por questões sociais, culturais e econômicas. Vale destacar que as ações de saúde e a forma de organização da assistência também acompanham as mudanças do conceito de saúde.


FURTADO, M. D.; OLIVEIRA, R. G. Saúde coletiva. Maringá: Unicesumar, 2017.


​Alguns autores propuseram modelos explicativos para ilustrar as mudanças. O modelo de Atenção à Saúde Preventivista foi um desses modelos propostos. Esse modelo pressupõe que toda doença tem um percurso natural de pré-patogênese, patogênese e de recuperação e que, para cada momento da história natural da doença, preconiza ações sanitárias que correspondem a três níveis de prevenção. Considerando esse contexto e de acordo com a literatura da disciplina, assinale a alternativa que identifica corretamente esses níveis de prevenção.

RESPOSTA CORRETA É A DE NUMERO: 02 Alternativa 2:
Prevenção primária; prevenção secundária; prevenção terciária.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielle14080
6

Resposta:

Alternativa 2:

Explicação:

Prevenção primária; prevenção secundária; prevenção terciária.


vanessas2w7fotos: Concordo!
Respondido por rodrigosr12
5

   Como o enunciado já traz a alternativa coreta, vamos explica-la.

  A prevenção primária é aquela realizada a fim de se evitar que ocorra o desenvolvimento de uma patologia, como por exemplo utilizar protetor solar, não fumar, possuir alimentação equilibrada, etc, fatores que promovam a saúde e evitam doenças.

  Já a prevenção secundária é um tipo de prevenção que tem por objetivo fazer o diagnóstico precoce da patologia e intervir no curso dela o mais rápido possível. É realizada para minimizar o tempo de apresentação da doença. Podemos citar como exemplos o rastreio de cancer de próstata, cancer de colo uterino, cancer de cólon, dentre outros.

   Por último, a prevenção terciária envolve o período de recuperação, citado no enunciado. Ela é realizada a fim de que a doença em vigência ou já terminada tenha o mínimo possível de prejuízos para o paciente. Como exemplos, temos ações de reabilitação após acidentes, reabilitar paciente pós infarto, reabilitar pacientes pós acidentes vascular encefálico, dentre outros.


vanessas2w7fotos: Excelente!
Perguntas interessantes