É possível por meio do mapa saber qual país está em vantagem ou desvantagem nesse bloco econômico
Soluções para a tarefa
Principais Blocos Econômicos
Atualmente, em todos os cinco continentes, existem blocos econômicos de várias tipologias: desde uniões aduaneiras, quando há redução ou eliminação de impostos, até zonas de livre-comércio, quando as mercadorias podem ser vendidas praticamente sem taxas entre um país e outro.
Vejamos quais são os principais blocos econômicos no mundo:
Mercosul
O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em 1991. É o maior bloco econômico do Hemisfério Sul, formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
VEJA TAMBÉM: Mercosul
União Europeia
Efetivada em 1992, a União Europeia é o bloco formado por 27 países europeus e é um dos principais modelos de blocos econômicos.
VEJA TAMBÉM: União Europeia
NAFTA
União comercial e aduaneira entre o Canadá, México e EUA, em vigor desde 1991. O Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) em inglês, "North American Free Trade Agreement" é o bloco dominante da América do Norte.
VEJA TAMBÉM: Nafta
APEC

Formada em 1993 por vários países do continente asiático, a APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) é o principal bloco da Ásia.
VEJA TAMBÉM: APEC
Comunidade Andina de Nações

Criado em 1969, esse bloco, anteriormente chamado de Pacto Andino, é formado por quatro países: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.
VEJA TAMBÉM: Comunidade Andina de Nações - Pacto Andino
ASEAN

A Associação de Nações do Sudeste Asiático foi criada em 8 de agosto de 1967. É composta pelos países do sudeste asiático: Tailândia, Filipinas, Malásia, Singapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos e Camboja.
VEJA TAMBÉM: ASEAN Bloco Econômico
SADC

A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral foi criada em 17 de outubro de 1992 por 15 países da região sul da África.
VEJA TAMBÉM: SADC Bloco Econômico
História dos Blocos Econômicos
Podemos considerar a formação dos blocos econômicos como um dos sintomas mais recentes da globalização.
Nesse panorama, as transações comerciais foram intensificadas com a consequente diminuição das fronteiras entre as nações signatárias.
Todo bloco econômico é fruto de um acordo intergovernamental e, geralmente, surgem devido às afinidades regionais que facilitam e privilegiam as trocas econômicas entre si.
O marco histórico desse fenômeno pode ser considerado a Guerra Fria, visto que o mundo foi dividido em dois grandes blocos econômicos, ideológicos e políticos.
Contudo, será em 1956 que teremos o primeiro bloco tal qual o modelo atual. Assim, surge entre a Bélgica, Alemanha Ocidental, Holanda, Itália, Luxemburgo e França, a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço).
Posteriormente, teremos a formação de inúmeros blocos econômicos entre os anos de 1960 e 1990, especialmente após o fim da União Soviética.
De fato, o comércio entre os países que compõe um bloco econômico aumenta significativamente, gerando crescimento econômico para as partes envolvidas.