E possivel conciliar desenvolvimento sustentável com capitalismo
Soluções para a tarefa
Essa é uma questão bastante trabalhada no curso de Engenharia Ambiental. Geralmente, a ideia de que a sustentabilidade e o capitalismo andam lado a lado é um dos pilares de disciplinas Planejamento e Gestão Ambiental ou Avaliação de Impactos Ambientais.
Obviamente, é necessário tratar os recursos naturais com atenção. Por outro lado, também é necessário olhar um pouco pro lado econômico, cultural e social da questão. Não adianta querer desenvolvimento sustentável se não vai haver desenvolvimento econômico. É necessário haver um equilíbrio. Uma empresa que contrata um funcionário para trabalhar como engenheiro ambiental ou gestor ambiental, por exemplo, não espera que ele preserve ou conserve o meio ambiente, mas sim que ele gere lucros para a empresa respeitando os limites ambientais impostos.
Agora, respondendo a pergunta, é possível conciliar desenvolvimento sustentável e capitalismo? Sim, é possível. No entanto, o conceito de desenvolvimento sustentável proposto pelo Relatório Brundtland é vago e, muitas vezes, não evita a prática de algumas ações danosas ao meio ambiente. Em outras palavras, é possível, mas é difícil.