É possível aplicar, ou analisar a existência das três ideologias na sociedade atual? Explique. Preciso urgente
Soluções para a tarefa
Resposta:
Existem muitas concepções de ideologia, a mais corrente é a da ciência das ideias, muitas vezes associada a doutrinas ou mitos, a movimentos políticos ou culturais. A princípio, o mais importante é saber que nada, absolutamente nada neste mundo que tenha sido criado por seres humanos é vazio de ideias. Tudo o que falamos, pensamos e fazemos está marcado por um conjunto de ideias produzidas ou não por cada um de nós. Ainda que sejamos meros reprodutores de reflexões alheias, ainda aí, no âmbito do senso comum, está presente um conjunto de pensamentos que tomamos por verdades.
Nas lutas políticas do século XIX o significado de ideologia era pejorativo, liberais e radicais acusavam um ao outro de “ideólogos”, afirmando que o outro escondia objetivos sectários disfarçando-os de bem público. O que ficou desse debate foi a herança marxista, que afirmava que as ideologias refletiam os interesses das classes dominantes com um único objetivo, manter a dominação e os privilégios. Na atualidade, o centro das atenções não está mais no que a pessoa diz, mas o porquê ela diz, isso é o que interessa.
Karl Marx, filósofo e revolucionário alemão (Foto: Wikimedia Commons)
Karl Marx, filósofo e revolucionário alemão (Foto: Wikimedia Commons)
Segundo Marx, no livro Ideologia Alemã, “a produção das ideias, representações, da consciência está a princípio diretamente entrelaçada com a atividade material e o intercâmbio material dos homens, linguagem da vida real. O representar, o pensar, o intercâmbio espiritual dos homens aparece aqui ainda como efluxo direto do seu comportamento material”.
O que indivíduo pensa e as coisas nas quais ele acredita são marcados pela sua condição material de produção e existência, ou seja, pela realidade, pela experiência material na qual ele vive. Essa vivência marcará seu olhar sobre o mundo. Uma pessoa que nasce e é criada em uma comunidade no subúrbio do Rio de Janeiro terá uma visão de mundo muito diferente de outra que nasça e cresça na Zona Sul da cidade, simplesmente, porque a maneira como desfrutam a experiência de viver acontece em realidades sociais, econômicas e culturais completamente diversas.
A ideologia, então, é um conjunto de valores, crenças e ações culturais que justificam ou procuram modificar um determinado status quo, servindo de base para movimentos sociais que desejam a manutenção ou a mudança, como aqueles que defendem a causa ecológica, homossexual, feminista, etc. Num sentido amplo, podemos afirmar que a ideologia justifica e explica estilos de vida, por isso está presente na cultura das sociedades, seja na ideia de família ou mesmo no âmbito religioso.
Explicação: