É possível alguém carregar o gene do daltonismo e não ser daltônico?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Trata-se da incapacidade relativa na distinção de certas cores que, na sua forma clássica, geralmente cria confusão entre o verde e o vermelho.
É um distúrbio causado por um gene recessivo localizado na porção heteróloga do cromossomo X, o gene Xd, enquanto o seu alelo dominante XD determina a visão normal.
A mulher de genótipo XDXd, embora possua um gene para o daltonismo, não manifesta a doença, pois se trata de um gene recessivo. Ela é chamada de portadora do gene para o daltonismo. O homem de genótipo XdY, apesar de ter o gene Xd em dose simples, manifesta a doença pela ausência do alelo dominante capaz de impedir a expressão do gene recessivo.
Explicação:
não, não é possível.
Resposta:
Sim. É possível
Explicação:
Os homens se forem portadores do gene que confere daltonismo sempre serão daltônicos, pois a presença de apenas um alelo recessivo é suficiente para a expressão da doença. XdY
Mas para as mulheres, estas podem ser portadoras do gene que confere daltonismo e não serem daltônicas (XdXD). Pois em mulheres para a expressão da doença estas tem que ser homozigóticas recessivas (XdXd).