É perigoso injetar insulina se você não é diabético?
Soluções para a tarefa
sim
Sim, por sinal, 5% de todos os Diabéticos Tipo 1 morrem por hipoglicemia resultante de injeções de insulina. Então nem mesmo sendo diabéticos você está seguro que ela não te matará.
Insulina reduz os níveis de glicose sanguínea, removendo ela da circulação, que é o sistema de entrega dela no organismo, entregando glicose para todas as células do corpo. As células que precisam mais são as do cérebro.
Pessoas "não-diabéticas" tem níveis de glicose entre 90 e 120 mg/dl a todo o tempo, com variações ocasionais chegando a 80 até 140. Quando sua glicose está alta, seu pâncreas libera a insulina (um hormônio) para remover o excesso de glicose (armazenando ela como glicogênio no fígado e nos músculos se houver espaço lá, senão nos tecidos adiposos). Quando a glicose está baixa, seu pâncreas libera o hormônio glucagon, que estimula a liberação do glicogênio armazenado no fígado, para a corrente sanguínea como glucose.
Quando muita insulina é injetada (seja diabético ou não) - a resposta do glucagon é reduzida, e a glicose sanguínea decaí demais. Quando chega em 70 mg/dl você está "oficialmente" hipoglicêmico, você tem sudorese, tontura, corpo fraco e confusão. Em 60, sua cognição está severamente impactada. Em 50, começa morte neuronal (morte de células do cérebro). O como é induzido abaixo de 50 — mas também, convulsões podem acontecer.