É normal ter "dejavu" frequentemente? Tenho a impressão de que algo que já aconteceu está acontecendo de novo, só que um pouco diferente do que aconteceu ou às vezes igual.
Soluções para a tarefa
Olá!
A ocorrência do déjà vu não produz efeitos no seu cérebro, mas a sua existência frequente pode indicar uma causa patológica para sua origem, uma espécie de sintoma para lesões nas áreas envolvidas, indicando epilepsia ou doença psiquiátrica. "Essa sensação pode acontecer com qualquer pessoa, entretanto é mais recorrente em quadros de epilepsia, quando as crises se iniciam no lobo temporal do cérebro. Em alguns casos, ela também pode ser interpretada como um sintoma de esquizofrenia", de acordo com a neurologista Sonia Brucki.
É possível que exista uma base ou predisposição genética para explicar o modelo neuroquímico do déjà vu, mas, de fato, não existem explicações conclusivas sobre as causas do fenômeno, que continua a ser um mistério da psicologia humana.
Por ser uma ilusão de memória, o déjà vu está intimamente relacionado com doenças que afetam essa área. Entretanto, é algo muito comum, e por isso não deve haver uma grande preocupação a respeito (se não houverem outros sintomas além dele).
Espero ter ajudado!