Geografia, perguntado por Patricia170, 1 ano atrás

É necessário discutir quais as consequências de um projeto voltado para a produção de commodities, inserido no contexto do jogo de interesses no mercado mundial.

Soluções para a tarefa

Respondido por ariovaldojunior26
0

empregar parte de sua força de trabalhos em atividades não agrícolas\u201d.  

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PLOEG, Jan Douwe Van der. O modo de produção camponês revisitado. Disponível em: <http://www.jandouwevanderploeg.com/PORT/doc/diversidade_O_modo_de_prod.pdf>. Acesso em 09 abr, 2017.  

Tomando por referência os conteúdos do livro-base Geografia Agrária em relação ao modo de produção camponês e aos recursos recebidos pela produção, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

Nota: 20.0

A

A autonomia que o camponês possui sobre as decisões de produção, bem como a liberdade de dispor de seus excedentes da maneira que desejar, assegura o orçamento familiar, o qual será exclusivamente destinado à aquisição de maquinário.

B

O excedente da produção é destinado a uma poupança familiar. Essa poderá ser utilizada para a compra de sementes, instrumentos de trabalho, vestuários, utensílios domésticos, entre outros bens de consumo.

Você acertou!

A alternativa (b) é a única assertiva correta, pois a parcela de ganhos monetários, que não for investida na produção será destinada à poupança familiar e esse fator é um dos elementos que conferem o bem-estar da UFP. A alternativa (a) está incorreta justamente pelo fato de que o excedente de ganhos não é investido em maquinário. A alternativa (c) está incorreta porque, em virtude da necessidade de manutenção familiar, a produção camponesa não pode cessar. A alternativa (d) está incorreta, pois coloca o modo de produção capitalista inserido na UFP, além de afirmar o beneficiamento do empregado pelo empregador no sistema capitalista. A alternativa (e) está incorreta, pois a primeira parcela da produção é destinada à subsistência da família. (livro-base, p. 130).

C

O campesino pode optar por parar a sua produção, caso o mercado não esteja fornecendo mais demandas de consumo. A fim de que possa garantir seu sustento, outras alternativas de trabalho e renda são asseguradas ao camponês como, por exemplo, a venda de artesanatos.

D

O trabalho contratado faz parte das unidades familiares de produção e as possibilidades de ofícios que o campesinato possui fornecem mais bens ao proprietário da força de trabalho que, consequentemente, irá beneficiar seu empregado.

E

Na produção camponesa, a primeira parcela de produtos é destinada à venda, a segunda parte da produção total poderá alimentar o próximo ciclo de produção e a terceira parte servirá ao consumo familiar.

Questão 2/5 - Geografia Agrária

Considere a seguinte citação:  

&quot;[...] através dos gêneros de vida, os geógrafos agrários desenvolveram investigações sobre os tipos de agricultura, prevalecendo as atenções sobre as paisagens rurais, os regimes agrários, os tipos de produção, enfim os gêneros de vida vinculados aos agricultores e criadores&quot;.  

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, Antonio Tomaz. As correntes na Geografia Agrária brasileira, Terra Livre, São Paulo, Ano 26, v. 02. n. 35. p. 35-52, jul./dez., 2010.  

Conforme os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre os tipos de geografias agrárias desenvolvidas no início da Geografia como disciplina, analise as alternativas a seguir:

I. A partir da institucionalização da Geografia, não houve caminhos múltiplos seguidos pela Geografia Agrária. Assim, desde o início, as concepções sobre os espaços rurais seguem a mesma definição e abordagem.

II. Os estudos geográficos que se centravam na realidade do campo obtiveram distintas aproximações teóricas. Desde estudos essencialmente naturais até os que evidenciavam a construção do espaço geográfico agrário por meio das ações antrópicas.

III. As diferentes aproximações teóricas e concepções sobre os estudos do campo geraram distintas nomenclaturas para a definição do espaço analisado, algumas delas são: rural, agrária e agrícola.

IV. Mesmo distante de uma definição clara no que se refere a uma aproximação teórica sobre os estudos agrários, pode-se afirmar que esse tema percorre toda a trajetória epistemológica da Geografia.


Perguntas interessantes