Filosofia, perguntado por scrobson, 11 meses atrás

“E não é evidente que seria ainda mais racional que alguém adorasse um santo umbigo, um santo prepúcio, o leite e o manto da Virgem Maria do que detestasse e perseguisse seus irmãos?”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VOLTAIRE. Tratado sobre a tolerância. Trad. William Lagos 1° ed. Porto Alegre: Editora L & PM, 2010. p. 106.


Um dos textos mais influentes do filósofo francês Voltaire foi o seu Tratado sobre a tolerância. Nesse texto, o autor defende a tese da liberdade religiosa a partir do princípio de tolerância e argumenta que, seja qual for a religião, por mais absurda que possa parecer, ela é moralmente superior à perseguição religiosa.


Sendo assim, reflita sobre a citação apresentada anteriormente e, a partir do conteúdo do livro-base Filosofia e Literatura, responda à seguinte pergunta: a qual conclusão podemos chegar a respeito da religião, a partir do pensamento de Voltaire? Assinale a alternativa correta:

A
Pode-se concluir que toda religião é pura ilusão e falseamento.

B
Conclui-se que a racionalidade está dissociada da religião.

C
Pode-se dizer que qualquer religião é mais racional do que o ódio e a intolerância.

D
Conclui-se que só por meio da adoração de Cristo se encontra a verdade e, por isso, qualquer pensamento diferente deve ser combatido.

E
Para Voltaire, religião e política são temas polêmicos e, por isso, devemos evitar qualquer tipo de discussão sobre eles.

Soluções para a tarefa

Respondido por MayaraVAssis
0

Conclui-se que


C  

Pode-se dizer que qualquer religião é mais racional do que o ódio e a intolerância.


O pensamento de Voltaire está ligado ao fato de que, apesar de absurda em alguns casos, a religião se torna mais tolerável e muito mais aceitável do que sua perseguição.

Aquele que possui uma religião, possui assim, um ideal. Dessa forma, é possível desenvolver um pensamento sobre aquilo que se adora e encontrar fundamentos para que aquilo seja de fato algo importante para a vida do sujeito.

No entanto, a perseguição religiosa está ligada pela raiva, que de modo geral. leva à irracionalidade, sendo assim, dispensável para o ser humano.

Perguntas interessantes