É na antiga Grécia desde os "tempos homéricos" - por volta do século IX a.C. - que se inicia o confronto da razão humana com os mitos. Nos séculos seguintes, de maneira clara, há um paulatino rompimento com as velhas formas de explicar o mundo. Pensadores como Tales de Mileto, Anaximandro, Heráclito e Parmênides já não se limitam às velhas tradições, buscando compreender e explicar a realidade desde novas categorias. Essa transição marca a passagem do mito para o logos. Sobre o que caracteriza essa etapa, assinale a alternativa CORRETA:
A) Trata-se da transição entre a mitologia grega para a lógica romana de polis, o que representou um fator importante na fundação de uma nova concepção de cidadania e política.
B) Foi o processo mental que deu lugar à filosofia enquanto conhecimento racional rigoroso, em uma transição na tarefa de explicar o mistério do ser pela mitologia para a explicação racional.
C) Foi a substituição da ideia de deuses controlando o mistério do ser para uma concepção baseada na lógica dos oráculos, que se apresentavam personificados a quem os buscava.
D) É a coerência dogmática entre o espírito prático romanista e seu legado técnico de direito - um dos pilares da cultura ocidental - e a sofisticação da cultura grega.
Soluções para a tarefa
Respondido por
39
Foi o processo mental que deu lugar à filosofia enquanto conhecimento racional rigoroso, em uma transição na tarefa de explicar o mistério do ser pela mitologia para a explicação racional.
LETRA B
LETRA B
franaraujo2204:
Certíssima! Muito obrigada Joelma.
Respondido por
1
Resposta: B) Foi o processo mental que deu lugar à filosofia enquanto conhecimento racional rigoroso, em uma transição na tarefa de explicar o mistério do ser pela mitologia para a explicação racional.
Explicação:
Resposta do gabarito.
Perguntas interessantes