É muito importante que a população obtenha informações sobre sexo seguro e uso de métodos contraceptivos. Com relação à indicação desses métodos durante as consultas de enfermagem e atividades de saúde, é correto afirmar que:
a)
a laqueadura tubária em gestantes primíparas é realizada, prioritariamente, durante o parto, pois trata-se de um método eficaz no controle da natalidade.
b)
a vasectomia está contraindicada por se tratar de um procedimento mais difícil e inseguro em relação à esterilização feminina.
c)
a anticoncepção oral de emergência é recomendada como método regular de uso diário no caso de adolescentes que mantêm relações sexuais desprotegidas.
d)
a camisinha associada a outro método anticoncepcional fornece dupla proteção, incluindo as infecções sexualmente transmissíveis.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a resposta correta é a letra D
Resposta: d) a camisinha associada a outro método anticoncepcional fornece dupla proteção, incluindo as infecções sexualmente transmissíveis.
Explicação: RESPOSTA CORRETA
Os métodos contraceptivos devem fornecer dupla proteção durante as relações sexuais, diminuindo as chances de contrair ISTs e, ao mesmo tempo, prevenir a gravidez indesejada. A laqueadura tubária exige o cumprimento de alguns critérios para que possa ser realizada, por exemplo, ter mais de 25 anos e, pelo menos, 2 filhos vivos. Dessa maneira, não seria indicado realizar a esterilização feminina em primíparas. A vasectomia segue esses mesmos critérios, porém é um procedimento mais simples e acessível do que a esterilização feminina. A anticoncepção de emergência deve ser utilizada em casos muitos específicos para evitar a gravidez não planejada, de modo que o seu uso regular, diário e frequente não é indicado. Além disso, quando a usuária manifesta ter diversos parceiros, é imprescindível indicar um método que proteja também contra as ISTs, como as camisinhas feminina e masculina.