É mais livre quem faz o que tem vontade, ou quem obedece aquilo que a razão determina?
Soluções para a tarefa
Depende , a sociedade impões padrões que quando são quebrados , nota-se que a pessoa que quebra esses padrões de certa maneira não é livre pois é perseguida , mas há o ponto de vista de que , podemos então ser livres por escolhermos o que queremos fazer .
Dessa maneira nota-se que a liberdade muitas vezes é determinada por um ponto de vista específico no qual precisamos analisar qual é a melhor escolha.
Resposta:
1) É mais livre quem faz o que tem vontade ou quem obedece àquilo que a razão determina?
Resposta: Podemos considerar a pessoa que obedece o que a razão determina é mais livre. Isso acontece porque as ações são executadas com responsabilidade. Nesta direção, a liberdade do indivíduo é usada de forma consciente, ou seja, com a plena razão. De acordo com Kant, liberdade, não é um poder arbitrário de escolha, um “liberum arbitrium” para alguém se determinar a fazer ou não fazer algo, uma “indiferença ativa” para agir e praticar isto ou aquilo; mas é essencialmente um poder de autodeterminar-se pela razão, isto é, pela lei moral. A liberdade humana é o fundamento de nossas ações e princípios de vida, fazendo parte essencial na prática moral.