É mais fácil apontar alguém que tem liderança, do que definir a liderança. Não apenas é difícil definir liderança, como também o conceito varia de pessoa para pessoa, de grupo para grupo e de situação para situação. O Papa, por exemplo, tem liderança. No entanto, qual a base de sua liderança: a pessoa, a posição que ele ocupa ou a instituição que ele simboliza? O Papa e pessoas como Churchill, Hitler, Napoleão e Mandela são grandes líderes, que influenciaram ou influenciam muitas pessoas em momentos decisivos da História.
Nesse sentido, a liderança desempenha um papel importante nas organizações. Logo, administradores e afins devem estudá-la a fim de compreender o processo social da liderança e as características pessoais que ele envolve. O fato é que há muitas definições de liderança. A explicação mais simples diz que a pessoa A é um líder (ou tem liderança) quando consegue conduzir as ações ou influenciar o comportamento das pessoas B, C, D etc.
MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2000 (adaptado).
Com base no texto, compreende-se que líderes são seres humanos e, assim, também possuem forças e fraquezas que podem ser observadas a partir de características pessoais de cada líder. Assim sendo, julgue os casos a seguir sobre alguns líderes.
I. João ocupa o cargo de gerente da linha de produção de uma montadora de veículos e é visto por todos, principalmente pelos operários da linha, como um líder. Ele possui traços de personalidade como: iniciativas nas relações pessoais e senso de identidade pessoal. Logo, essas características são suas forças para a liderança, pois João utilizou-se delas como pontos de força para a mesma.
II. Maria Clara é diretora executiva de uma empresa de calçados. Seu cargo é considerado de alto nível na hierarquia organizacional de sua empresa e, por isso, ela é cobrada para liderar seus subordinados. No entanto, Maria Clara tem uma personalidade introvertida e analisa essa característica como uma fraqueza em sua posição de líder. Nessa situação, a diretora executiva pode usar de sua dificuldade em falar em público para dar aos outros mais tempo para que se mostrem e pronunciem informações. Maria Clara entende que, dessa forma, pode transformar sua fraqueza em um ponto de força em sua liderança.
III. Antônio é um dos integrantes de um grupo de pesquisa e desenvolvimento de uma indústria tecnológica. Embora ocupe um cargo semelhante ao de seus colegas de departamento, ele é visto por todos como um líder. Antônio gosta de expor aos colegas ideias e alternativas para soluções de problemas e, com isso, identificou que influencia o comportamento alheio, fazendo propostas ao grupo e conseguindo adeptos às suas ideias. Antônio vê essas suas características como pontos de força de sua liderança e o caminho para sua satisfação pessoal. Ele não deseja submissão, mas a mobilização para realizar a missão do grupo.
Está correto o que se afirma em
A)
I e II, apenas.
B)
II, apenas.
C)
I, II e III.
D)
III, apenas.
E)
I e III, apenas
faelsoares2211:
C lokão mesmo
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
A letra B)
II, apenas.
Explicação:
Perguntas interessantes
Química,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Física,
6 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Artes,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Psicologia,
1 ano atrás