Avalie a notícia abaixo:
Área irrigada no Brasil cresce 18,96% em 2020
No intuito de contribuir com informações e assim colaborar com o trabalho de todos os envolvidos com a agricultura irrigada, a Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação (CSEI), da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), divulga pesquisa com estimativa da área irrigada no Brasil. “Esperamos contribuir para o enriquecimento, padronização e atualização das informações relativas a este importante e destacado segmento do agronegócio brasileiro”, ressalta Renato Silva, presidente da CSEI. Em 2020, a área incremental irrigada foi de 249.225 mil contra 209.500 mil em 2019. Dessa totalidade, 117 mil hectares foram de irrigação por aspersão com pivô central, contra 97,5 mil no ano passado (aumento de 20%). Outros 78.775 mil hectares de irrigação localizada por gotejamento ou microaspersão, no ano anterior foi de 68.500 mil (aumento de 15%). Mais 37.200 mil hectares de irrigação por aspersão convencional, fixa, tubo PVC ou canhão, em 2019 foi de 31 mil (aumento de 20%). E 16.250 mil de área para irrigação por aspersão com carretel, em 2019 foi de 12.500 mil (aumento de 30%). “Comparado 2020 com 2019 a área total irrigada cresceu 18,96%. Esse aumento significativo se deve a alta das commodities no mercado internacional em dólar aliado a desvalorização do Real. Também foi um ano interessante para o produtor, pois fez ele aumentar os investimentos em tecnologia”, explica o presidente da CSEI.
Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2021.
A irrigação da agricultura é uma prática milenar e importante para o agronegócio atual, na medida em que possibilita a expansão da agricultura em áreas com déficit hídrico e boa produtividade ao longo de todo o ano. Por outro lado, quando realizada de forma inadequada, pode causar sérios danos ao solo. Após avaliar a notícia, assinale a alternativa que contém o impacto ao solo relacionado estritamente à irrigação:
Alternativas
Alternativa 1:
Salinização, pois o excesso de água acaba transportando os nutrientes do solo para camadas mais profundas deste.
Alternativa 2:
Compactação, pois as moléculas d'água reduzem a porosidade do solo, comprometendo o desenvolvimento radícula das plantas.
Alternativa 3:
Laterização, considerando que a água proveniente da irrigação que reagem com os minerais do solo e provoca a oxidação do ferro.
Alternativa 4:
Salinização, devido ao acúmulo no solo dos sais minerais provenientes da água, comprometendo o desenvolvimento dos vegetais neste solo.
Alternativa 5:
Desertificação, embora não seja uma desertificação hídrica, trata-se de uma desertificação relacionada ao empobrecimento do solo, dada a retirada dos seus nutrientes, que foram carreados pela água.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:Alternativa 4:
Explicação:
Salinização, devido ao acúmulo no solo dos sais minerais provenientes da água, comprometendo o desenvolvimento dos vegetais neste solo.
clarindantonelli:
Também marquei a alternativa 04
Perguntas interessantes