Português, perguntado por Gugato, 1 ano atrás

                         E-mail: um gênero textual só para adultos?

    Para os jovens, o e-mail é uma forma para alcançar os mais velhos (os pais, professores ou chefes) ou para receber um arquivo anexado.

    A ferramenta vem perdendo espaço na vida da moçada: segundo pesquisa da norte-americana Pew Internet & American Life Project, 26 % dos jovens preferem se comunicar por mensagens instantâneas e 7% por torpedos (mensagens de texto enviadas pelo celular).

    O e-mail fica em terceiro lugar (5%). Apenas 2% dos entrevistados disseram que preferem um encontro pesooal para dar o recado.

 

Quais são as características do e-mail? Respondam considerando os seguintes critérios: finalidade do gênero, perfil dos interlocutores, suporte ou veículo, tema, estrutura, linguagem.

 

Ficarei muito grato por quem me ajudar, agradeço desde já!


alineonline: As respostas demonstram muito bem a tese do texto. os mais jovens vêem o email como um "celular piorado" na internet, quando na verdade ele é um serviço de correios na internet O gênero email está muito mais próximo dos gêneros carta e telegrama do que do gênero conversação.
alineonline: Eu só verifico minhas caixas de entrada (no gmail e na portaria do prédio) uma vez ao dia e odiaria ser "notificada" a cada bobagem que chega. Não é questão de dificuldade, é questão de "finalidade do gênero". O suporte é digital, não há tema fechado, mas por seguir a estrutura de carta deve ser um texto que passa uma informação ou faz uma solicitação que não exija uma atitude imediata, visto que a comunicação é assíncrona.

Soluções para a tarefa

Respondido por Ísis10
0
O e-mail é uma espécie de ''celular'' na internet.A estrutura do e-mail é ótima e prática.Mas sua desvantagem é que no celular as pessoas ficam ligadas nas mensagens e o-levam para qualquer lugar,já no e-mail você precisa estar no computador e ter certeza que a outra pessoas tambem está.

Respondido por Estherprestes
0
E-mail é uma ferramenta de comunicação nao muito ultilizada nos dias de hoje ja que vem perdendo lugar para os meios de comunicação mais práticos como o celular. Sua praticidadr vem sido questionada ja que para ter acesso as pessoas tem que entrar no e-mail e verificar se tem algo novo que ainda nao tenha lido, além de ter varias propagandas desnecessárias que fazem com que nós percamos tempo e interesse para ver todo o conteúdo que chegou para nós. Ja com o celular nao podemos dizer que há esse problema, uma vez que as mensagens são instantâneas e a pessoa recebe uma notificação quando a mensagem chega para ela, poupando-a da parte de verificar toda hora, e tambem o número de mensagens de propagandas ou de avisos da operadora é mínimo se comparado aos avisos publicitários com vírus que vem nos é-mails. Tal meio de comunicação é mais usado por adultos uma vez que os mesmos cresceram em uma época onde a tecnologia era restrita, fazendo com que tenham uma dificuldade maior em aprender à usar os recursos do celular, diferentemente dos jovens de hoje em dia, que já nasceram cercados de tecnologia, dando para eles uma certa facilidade em usar tais recursos.

alineonline: Lembrei de uma menina 15 anos a menos que eu, pedindo ajuda para anexar um currículo ao email. Se a molecada é tão mais descolada assim, ela não deveria ter que me pedir ajuda, né? Não é idade, é hábito e prática :p Ah , tem app de email "mobile e notificante", caso alguém quiser ser perturbado por ele a qualquer momento!
Perguntas interessantes