Direito, perguntado por lnncargnin, 1 ano atrás

É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. Sobre a imputabilidade, assinale a alternativa VERDADEIRA:

a. Quando o agente não é inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento haverá isenção de pena.
b. Às crianças (entre 12 e 18 anos) serão aplicadas as medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
c. O Código Penal adotou o critério puramente biológico para determinar a inimputabilidade do menor de 18 anos.
d. A emoção e a paixão excluem a imputabilidade penal.
e. O Código Penal brasileiro adotou como regra o sistema psicológico

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
66

Olá, amigo(a)!

O enunciado da questão traz a transcrição literal do Art. 26º do Código Penal Brasileiro ou Decreto Lei Nº 2.848/1940. A imputabilidade representa a capacidade do indivíduo em entender o teor ilícito de um determinado fato.

O Art. 27º do Código Penal brasileiro traz um aspecto biológico (que se trata do desenvolvimento mental incompleto) com relação à inimputabilidade. Com base neste artigo, podemos verificar que os menores de 18 anos são penalmente inimputáveis, ou seja, não possuem condições de responder por seus próprios atos.


Sendo assim, a alternativa correta é:

"c. O Código Penal adotou o critério puramente biológico para determinar a inimputabilidade do menor de 18 anos".


Espero ter contribuído.

Respondido por mtadeu3007
41

Resposta:

Resposta correta: O Código Penal adotou o critério puramente biológico para determinar a inimputabilidade do menor de 18 anos".

Explicação:

Perguntas interessantes