É impossível colocar em série exata os fatos da infância porque há aqueles que já acontecem permanentes, que vêm para ficar e doer, que nunca mais são esquecidos, que são sempre trazidos tempo afora, como se fossem dagora. É a carga. Há os outros, miúdos fatos, incolores e quase sem som — que mal se deram, a memória os atira nos abismos do esquecimento. Mesmo próximos eles viram logo passado remoto. Surgem às vezes, na lembrança, como se fossem uma incongruência. Só aparentemente sem razão, porque não há associação de ideias que seja ilógica. O que assim parece, em verdade, liga-se e harmoniza-se no subconsciente pelas raízes subterrâneas — raízes lógicas! — de que emergem os pequenos caules isolados — aparentemente ilógicos! só aparentemente! — às vezes chegados à memória vindos do esquecimento, que é outra função ativa dessa mesma memória.
NAVA, P. Baú de ossos.
A expressão “O que assim parece” tem, no contexto, o sentido de
a) o que aparenta ser uma pura lembrança.
b) o que aparenta ser uma associação de ideias.
c) o que parece harmonizado no subconsciente.
d) o que parece uma incongruência.
e) o que aparece como se fosse lógico.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
alternativa correta é a D
Respondido por
2
A expressão tem o sentido de "o que parece uma incongruência". Alternativa D.
"O que assim parece" no trecho tem função anafórica, já que o termo "assim" faz referência e retoma algo que veio antes no discurso. Lendo o parágrafo todo, percebemos que é "uma incongruência" que é retomado. Já que "incongruência" acabou de ser usado no parágrafo, é possível usar outros termos para retomá-la.
Esse é um tipo de relação coesiva, que serve para estabelecer relações lógicas entre as partes de um texto. Há várias formas de deixar um texto mais coeso, que são importantes para deixar o texto mais fluido, mas fácil de ler e menos repetitivo.
Mais sobre o tema: brainly.com.br/tarefa/3943000
Anexos:
Perguntas interessantes
Química,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás