É função do pedagogo criar formas de ensino-aprendizagem para as séries iniciais. É sabido que a atividade de contação de histórias de literatura infantil auxilia a criança a desenvolver o gosto pela leitura. Porém, para que isso ocorra, além de contar a história, o educador deve pensar em estratégias para que esta atividade seja produtiva, tais como a entonação e o ritmo da voz, a caracterização das personagens, o espaço físico, os materiais a serem utilizados, etc. Nesse sentido, seu desafio é citar e descrever, pelo menos, duas estratégias que compõem a atividade de contação de histórias. Em seguida, justifique a sua escolha e apresente os resultados esperados. Escreva sua resposta no campo abaixo:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como qualquer atividade pedagógica, a contação de histórias infantis deve ser planejada. Algumas estratégias devem compor o planejamento desta atividade, tais como entonação e ritmo de voz, separação das personagens, figurino, música de fundo (para trabalhar sentimentos, como medo, alegria, euforia, etc.). A contação de histórias auxilia o aluno a desenvolver o gosto pela leitura, além de estimular sua imaginação e transmitir conhecimentos e valores.
Explicação:
A contação de histórias passa por etapas importantes, como: motivação, a história e os questionamentos a respeito da história. Essa prática envolve a história escolhida, a técnica motivacional, a metodologia para a contação da história e a metodologia para os questionamentos a respeito da história.
Exemplos de contação de histórias
Exemplo I
- História a ser contada: A casa sonolenta - Audrey Wood;
- Motivação: Apresentação dos personagens feitos de papelão — os personagens serão apresentados no avental de feltro;
- Metodologia para a contação de histórias: Avental de feltro;
- Questionamentos: Após a contação da história haverá uma caixa cheia de perguntas, onde a professora irá tirar um papel e ler a pergunta. O aluno que levantar o dedo primeiro responderá a pergunta.
Exemplo II
- História a ser contada: O sanduíche da Dona Maricota - Avelino Guedes;
- Motivação: Todos os alunos deverão trazer de casa ingredientes para a confecção de um sanduíche natural na hora do lanche;
- Metodologia de Contação de histórias: Fantoche da dona Maricota - O fantoche irá contar a história utilizando o data show;
- Questionamentos: Os questionamentos serão realizados através de um jogo de memória que deverá ser jogado em grupo.
Justificativas em relação às metodologias utilizadas
As metodologias utilizadas tiveram o propósito de motivar os alunos a quererem conhecer novas histórias e motivar a aprendizagem de forma lúdica.
Diversas metodologias poderão ser parte da rotina da contação de histórias, como:
- Utilização do próprio livro da história;
- História seriada;
- Sanfona das histórias;
- Cineminha em caixa de papelão;
- Filmes adaptados a partir de livros.
Quer saber mais sobre a contação de histórias?
https://brainly.com.br/tarefa/24718708
#SPJ2