É final de ano e o vendedor precisa alcançar suas metas de vendas, que ainda estão aquém do necessário para obter uma comissão especial, equivalente a cinco vezes o seu salário. Sabendo que possivelmente seus produtos não serão entregues na qualidade esperada, embora seja aparentemente imperceptível a diferença na qualidade da matéria-prima, o vendedor pode tomar a decisão que julgar mais adequada à sua situação, com base em pelo menos cinco sistemas éticos, a saber: 1. Universalismo; 2. Egoísmo; 3. Utilitarismo; 4. Relativismo; 5. Ética da virtude. O que significa agir de acordo com cada um destes sistemas éticos?
Soluções para a tarefa
Significa pensar em diferentes perspectivas sobre o mesmo assunto. Ele pode alegar que os produtos são de qualidade inferior, mas que de fato vão ajudar no desenvolvimento dos clientes, ele pode esconder a informação para si, ele pode revelar a informação apenas à quem tiver interesse em saber ou ele pode ser sincero com todos, o que fará com que o número de vendas possa baixar, mas pelo menos, todos os clientes estarão cientes daquilo que ele estará fazendo.
Resposta:
1. Universalismo: Segundo o Universalismo, todos devem defender determinados valores, como a honestidade e outros de que a sociedade necessita para funcionar. Valores universais são princípios tão fundamentais para a existência humana que são importantes em todas as sociedades.
2.Egoísmo: Egoísmo é o comportamento aceitável que maximiza o benefício individual. O Egoísmo define fazer a coisa certa, que é o foco da filosofia moral, como praticar o ato que promova o bem máximo para o agente tomador de decisões.
3. Utilitarismo: Utilitarismo é o sistema ético, segundo o qual, a principal preocupação dos tomadores de decisões deve ser o maior benefício para o maior número possível de pessoas.
4. Relativismo: O Relativismo define o comportamento ético com base nas opiniões e nos comportamentos de outras pessoas relevantes. Este sistema ético reconhece a existência de diferentes pontos de vista éticos. Assim, o tomador de decisões faz uma consulta a outras pessoas relevantes ao caso sobre qual decisão tomar, com vistas a reunir mais informações acerca da sua decisão.
5. Ética da virtude: A ética da virtude é um ponto de vista que vai além das regras convencionais, sugerindo que aquilo que é moral deve vir, também, do que uma pessoa madura de bom caráter moral consideraria certo. O modelo do desenvolvimento moral cognitivo de Kohlberg classifica as pessoas em categorias, segundo seu nível de julgamento moral. As pessoas no estágio pré-convencional tomam decisões com base em recompensas e punições concretas e no interesse próprio e imediato. Aquelas no estágio convencional adaptam-se às expectativas de comportamento ético de grupos ou instituições, como a sociedade, a família ou seus pares. As pessoas no estágio de princípios enxergam além da autoridade, da legislação e da norma seguem os próprios princípios éticos. Algumas pessoas ficam para sempre no estágio pré-convencional outras passam para o convencional e algumas evoluem para o estágio de princípios. Este sistema reconhece que ao longo do tempo e por meio da educação e da experiência, as pessoas podem mudar seus valores e seu comportamento ético.
Explicação: