Direito, perguntado por melissaadv, 8 meses atrás

É do Poder Judiciário a palavra final sobre a constitucionalidade de leis no Brasil. O Poder Executivo e o Legislativo detêm controles prévios à vigência da norma, como, por exemplo, veto jurídico presidencial, comissões temáticas. Uma vez em vigor, cabe aos Tribunais aferir se o ato normativo é ou não compatível com a Constituição Federal.

Neste sentido, quanto ao controle de constitucionalidade, assinale a alternativa correta

Escolha uma:
a. Entre os modelos clássicos de controle de constitucionalidade, destaca-se o modelo norte-americano de sistema concentrado de controle de constitucionalidade, segundo o qual a Suprema Corte Americana tem competência para julgar a inconstitucionalidade das leis de forma concentrada e com eficácia erga omnes.

b. Decidida pelo plenário do STF a inconstitucionalidade de uma lei, o Congresso Nacional é obrigado a emitir decreto legislativo que suspenda a eficácia da norma declarada inconstitucional.

c. Em que pese o controle de constitucionalidade, no Brasil, ser preponderantemente exercido pelo Poder Judiciário, a doutrina registra exemplos de controle repressivo a cargo do Poder Legislativo - como o exercido pelo Congresso Nacional na rejeição de medida provisória inconstitucional. CORRETO - CORRIGIDO PELO AVA

d. No âmbito do controle difuso de controle de constitucionalidade, a chamada cláusula de reserva de plenário é obrigatória para o julgamento de cada processo em que se aprecie questão de constitucionalidade.

e. No âmbito do controle concentrado de constitucionalidade, faz-se necessária a edição de resolução, por parte do Senado Federal, para que determinada lei seja suspensa em relação às pessoas que não tenham sido parte no processo.

Soluções para a tarefa

Respondido por homeoffice364
13

Resposta:

Resposta correta: Letra C

Explicação:


leonardoan85: c. Em que pese o controle de constitucionalidade, no Brasil, ser preponderantemente exercido pelo Poder Judiciário, a doutrina registra exemplos de controle repressivo a cargo do Poder Legislativo - como o exercido pelo Congresso Nacional na rejeição de medida provisória inconstitucional. CORRETO - CORRIGIDO PELO AVA
Respondido por dbrclx
2

No que se refere ao controle de constitucionalidade, é correto o que se afirma na letra:  c. Em que pese o controle de constitucionalidade, no Brasil, ser preponderantemente exercido pelo Poder Judiciário, a doutrina registra exemplos de controle repressivo a cargo do Poder Legislativo - como o exercido pelo Congresso Nacional na rejeição de medida provisória inconstitucional.

Todos os Poderes da República - quais sejam: Poder Legislativo, Poder Judiciário e o Poder Executivo - detém funções precípuas ou seja principais, ocorre que mesmo tendo as funções típicas, eles acabam desempenhando também funções atípicas (que são mais parecidas com funções de outros Poderes).

Por isso, em que pese o controle de constitucionalidade, no Brasil, ser preponderantemente exercido pelo Poder Judiciário, a doutrina registra exemplos de controle repressivo a cargo do Poder Legislativo - como o exercido pelo Congresso Nacional na rejeição de medida provisória inconstitucional.

Outro exemplo é o Poder Judiciário exercendo a função administrativa (típica do Poder Executivo) quando está gerindo a parte administrativa dos seus Tribunais.

Aprenda mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/8426572

Anexos:
Perguntas interessantes