É difícil estabelecer uma única definição de cultura e poder, pois são termos complexos e amplamente empregados na História e nas Ciências Sociais. A relação entre esses dois campos de investigação enfatiza a natureza conflituosa das relações sociais, tanto em termos dos padrões de comportamento quanto de ordenamento social. O poder é um dado intrínseco às relações sociais, afetando a tudo e a todos. Sua natureza relacional apresenta-se, portanto, como um dado fundamental. Nesta perspectiva, a definição de cultura está indissociada da dinâmica das negociações políticas, dos conflitos sociais e das relações de poder nas sociedades.
Sobre as bases de poder e de influência interpessoais, podemos afirmar que o poder:
Escolha uma opção:
a. de referência está fundamentado na detenção da experiência, conhecimento e capacidade. Trata-se de pessoas que são vistas como especialistas e com certa perícia em determinado assunto ou área e, portanto, podem exercer influência sobre as outras oferecendo-lhes os seus conhecimentos e habilidades.
b. legítimo tem suas bases na ideia e no sentimento de obrigação e está, portanto, ligado a crenças e valores que o indivíduo acata e respeita. Trata-se de um poder onde é atribuído o legitimo direito a pessoa em exercer o poder pois os valores e normas internalizados pelo outro creditam esse direito ao agente influenciador que por outro lado obriga-se a aceitar esta influência.
c. de recompensa envolve aptidão de uma pessoa ter sob seu controle aquilo que é importante para outra. Essa base de poder está baseada na expectativa que o outro tem de ser punido pela sua falha. Com isso o poder de recompensa depende de quanto o que é controlado por uma pessoa representa de negativo para outra e de qual a probabilidade da outra conseguir evitar isto.
d. de coerção tem sua base fundamentada na inclinação de uma pessoa dar à outra aquilo que ela considera como um prêmio ou ainda na habilidade de uma pessoa retirar ou diminuir ou até mesmo eliminar punições direcionadas a outra. O prêmio pode ser qualquer coisa que a outra pessoa entenda como sendo de valor para ela, levando-a se submeter a ordem e a vontade pelo benefício desejado.
e. de experiência está ligado a aptidão de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência. Tem como base a identificação com o outro, desejo de ser semelhante ao outro.
Soluções para a tarefa
Resposta: legítimo tem suas bases na ideia e no sentimento de obrigação e está, portanto, ligado a crenças e valores que o indivíduo acata e respeita. Trata-se de um poder onde é atribuído o legitimo direito a pessoa em exercer o poder pois os valores e normas internalizados pelo outro creditam esse direito ao agente influenciador que por outro lado obriga-se a aceitar esta influência
Explicação: Corrigido pelo AVA
Resposta: legítimo tem suas bases na ideia e no sentimento de obrigação e está, portanto, ligado a crenças e valores que o indivíduo acata e respeita. Trata-se de um poder onde é atribuído o legitimo direito a pessoa em exercer o poder pois os valores e normas internalizados pelo outro creditam esse direito ao agente influenciador que por outro lado obriga-se a aceitar esta influência.
Explicação: corrigido pelo ava