É de conhecimento geral, que grande parte da população caracteriza como difícil e complexa a disciplina de Matemática, tanto para se aprender quanto para se ensinar. Os motivos ou razões são inúmeros, porém dentre eles destacam-se: a formação inicial, o currículo escolar, que prioriza diretrizes em vez de vislumbrar a aplicação de sentido, a baixa infraestrutura, laboratórios específicos e, até mesmo, a desmotivação e desinteresse discente. Nesta perspectiva e diante dessas constatações, considera-se existente e necessária uma prática pedagógica diferente e que possa apresentar sugestões educativas que procurem resgatar o “prazer” em se aprender Matemática. Sobre o tema, é correto afirmar que: Alternativas Alternativa 1: A escola deve ensinar as diretrizes curriculares da matemática sempre direcionando o conteúdo para o aspecto lúdico. Alternativa 2: É papel do professor elaborar aulas que abordam a Matemática de maneira a fomentar apenas a resolução de situações-problemas. Alternativa 3: É função da escola promover espaços para o desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadas sendo papel do professor somente sua aplicação. Alternativa 4: Ao elaborar a aula é papel do professor procurar relacionar a resolução de situações-problema de modo que estas estejam vinculadas com o cotidiano do aluno e possam estabelecer vínculo de sentido. Alternativa 5: A adoção de jogos virtuais ou não, bem como a elaboração de aulas que abordam a história da Matemática são as únicas maneiras de vislumbrar prazer durante o processo de ensino aprendizagem da Matemática.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 4:
Ao elaborar a aula é papel do professor procurar relacionar a resolução de situações-problema de modo que estas estejam vinculadas com o cotidiano do aluno e possam estabelecer vínculo de sentido.
Creio que essa seja a alternativa correta.
A alternativa correta sobre o tema relacionado à sugestão de novas práticas pedagógicas para o aprendizado de Matemática, é:
Alternativa 4: Ao elaborar a aula é papel do professor procurar relacionar a resolução de situações-problema de modo que estas estejam vinculadas com o cotidiano do aluno e possam estabelecer vínculo de sentido.
No cenário atual, encontra-se cada vez mais complexo, ministrar aulas de Matemática para alunos bastante desinteressados com os conteúdos, além da grande oferta de recursos tecnológicos, que atuam como fontes de distração.
Para que os educadores de Matemática contornem estes problemas, devem inovar através da resolução de situações-problema com o alinhamento ao cotidiano dos alunos, oferecendo vínculos de sentido e propósito ao aluno.
Veja mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/47548333