Sociologia, perguntado por lucianacalmim, 3 meses atrás

E de Ciências:

Faça uma pesquisa sobre os 4 tipos de ametropia: 1Miopia, 2hipermetropia, 3astigmastismo e 3presbiopia. Escrevas as causa de cada ametropia e o sintoma de cada uma. Escreva tambem o tipo de lente que cada ametropia pode usar.

#Me ajuda Por favor Anjosstefany278​

Soluções para a tarefa

Respondido por limarroni
2

Resposta:

A miopia é um erro refrativo bastante comum em que os olhos podem ver nitidamente de perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe. É comum a pessoa que tem miopia não conseguir enxergar o nome do ônibus que está vindo ou ler alguma placa, por exemplo.

O principal fator que influencia o aparecimento da miopia é a hereditariedade. Além disso, ser míope aumenta o risco de problemas como descolamento de retina e degeneração macular, que pode levar à cegueira.

Também existem outros fatores para o desenvolvimento, uma delas é o tempo excessivo em frente a aparelhos eletrônicos, como, por exemplo: TV, celulares, tablet, etc.

O uso de óculos ou lentes de contato que ajudam a focar os raios de luz, colocando a imagem sobre a retina do olho.

A hipermetropia é um erro de refração que faz com que a imagem seja focada atrás da retina. Isso causa dificuldade para enxergar o que está mais próximo dos olhos.

Uma pessoa com hipermetropia precisa forçar a vista a fim de enxergar nitidamente um objeto próximo. Isso causa fadiga ocular, além dos sintomas descritos a seguir:

Visão embaçada ao ler um livro ou ao focar em objetos que estão próximos;

Necessidade de apertar os olhos para melhorar o foco;

Sensação de dor ou ardência ao redor dos olhos;

Dor de cabeça frequente ou após executar tarefas que exijam atenção;

Dificuldade em focalizar imagens próximas;

Falta de concentração;

Olhos lacrimejantes ou que piscam em excesso;

 Necessidade de esfregar os olhos com frequência.

O uso de lentes corretivas torna a visão mais focada e elimina a dor de cabeça causada pelo estresse ocular, uma vez que ajuda a focar as imagens na distância correta.

O astigmatismo é uma doença ocular, caracterizada pela formação da imagem em eixos diferenciados, causando certa distorção. Isso ocorre porque a córnea nem sempre é redonda e lisa. Em algumas pessoas, ela pode apresentar irregularidades e/ou diferentes raios de curvatura.

Em grande parte dos casos, o astigmatismo ocorre por causas hereditárias, e pode estar associado a outras insuficiências visuais, como a miopia, hipermetropia e presbiopia. O astigmatismo pode se desenvolver rapidamente ao longo dos anos, por causa das alterações da curvatura da córnea, provocada pelos milhares de movimentos oculares do dia a dia.

Quem tem astigmatismo sente dificuldade de enxergar de perto e de longe. Os objetos parecem desfocados, e as linhas e contornos não são visualizados com boa definição

O astigmatismo pode ser corrigido com o uso de lentes corretivas (óculos ou lentes de contato) ou cirurgias a laser. A escolha da melhor correção deverá ser decidida entre o médico e o paciente, após a realização de exames específicos.

Se você tiver mais de 40 anos ou certas características oculares, lentes multifocais ou bifocais podem ser necessárias.

A presbiopia, também conhecida como vista cansada ou síndrome do braço curto, é um problema de visão que faz parte do envelhecimento natural dos olhos. Ou seja, um processo comum que acomete a todos nós normalmente a partir dos 40 anos.

A presbiopia não é o mesmo que miopia, hipermetropia ou astigmatismo. A diferença entre eles é que os três são problemas de visão com relação ao globo ocular, ou seja, a sua forma. Já a presbiopia ou visão cansada, é o processo natural de envelhecimento dos olhos. Em outras palavras, é algo que não tem como evitar e que 100% das pessoas sentiram esse processo.

Dentro do nosso olho nos temos o cristalino, que é considerado a lente dos nossos olhos. Nesse processo ocorre a perda de elasticidade do cristalino. Portanto, a pessoa não consegue enxergar com nitidez os objetos próximos. À medida que vamos envelhecendo, acontece um processo de desgastante natural também dos nossos olhos, ou seja, o cristalino começa a perder sua flexibilidade.  

Além disso, a presbiopia também pode ser acelerada como abuso no uso de aparelhos eletrônicos que emitem luz azul. Por isso é importante cuidar da saúde de seus olhos.

As lentes multifocais são diferentes porque possuem os três campos de visão: visão de perto, visão intermediária e visão de longe na mesma lente.

Explicação:

Perguntas interessantes