“E de acordo com a parte que vós dizeis que vens, que é de onde nasce o sol, e segundo as coisas que dizeis deste grande senhor e rei que aqui vos enviou, cremos e temos por certo ser ele o nosso senhor natural. Especialmente porque nos diz que há muito têm notícias de nós. Portanto estejais certo de que obedeceremos, podendo ele mesmo mandar à vontade em toda a terra que é de meu domínio. (...) E tudo que tenho podeis dispor toda vez que quiserdes.
(...) Muitos dias há que, pelas escrituras que temos de nossos antepassados, tomamos conhecimento que nem eu nem todos que nesta terra habitamos somos naturais dela, senão que somos estrangeiros vindos a ela de partes muito estranhas. E soubemos que nossa geração foi trazida a esta parte por um senhor, de quem todos eram vassalos, o qual voltou a sua terra e depois tornou a vir (...). E sempre soubemos que os que dele descendessem haveriam de vir a subjugar a esta terra e a nós, como seus vassalos.”
CORTÉZ, H. . L&PM Ed. Porto Alegre, 1997. p.34 e 35.
Segundo Hernán Cortéz, um dos conquistadores da América, essas foram algumas das palavras proferidas pelo “imperador” asteca Montezuma quando se encontraram.
Esse pequeno relato ajuda a demonstrar
que a superioridade bélica dos conquistadores espanhóis foi fundamental para a submissão dos astecas. o choque das culturas europeia e ameríndia, enfatizando a superioridade da segunda em relação à primeira. que as atrocidades cometidas pelos espanhóis não foram recebidas com espanto pelos astecas. o papel do cristianismo na exploração do messianismo característico das religiões da América. que a estrutura simbólica cultural do povo asteca contribuiu para a invasão e dominação espanhola
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
la tiene q la organizasón éres muy buena por la este objectivo
Perguntas interessantes
Química,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás