Direito, perguntado por jonatalima6273, 1 ano atrás

É da cena contemporânea de cultura democrática a projeção do papel do juiz em quase todos os aspectos da vida social. (...) Nesse contexto, em que o direito e o Poder Judiciário já tinham ampliado sua presença na sociedade e na política, é que vai se instalar, ao longo dos anos 1970, a crise do Welfare State, cuja resposta radical se manifestou na emergência do neoliberalismo e suas intervenções no sentido de desregulamentar o mercado e recriar a economia como dimensão autônoma. (...) O boom da litigação, desde então, é um fenômeno mundial, convertendo a agenda do acesso à Justiça em política pública de primeira

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
59
Olá, tudo bem?

Segue abaixo a questão completa:

Sobre o fenômeno conhecido como judicialização da política e das relações sociais discutido no texto, é CORRETO afirmar que:

 A) a adoção de um modelo de controle abstrato de constitucionalidade das leis impede que o Brasil ratifique as convenções internacionais que tratam do acesso à justiça.
B) a consolidação da democracia no Brasil, após a Constituição de 1988, tem sido acompanhada de um fenômeno conhecido como judicialização da política e das relações sociais.
C) a judicialização da política enfraquece o sistema partidário, tendo em vista a ilegitimidade dos partidos para a propositura de ações coletivas e ações diretas de inconstitucionalidade.
D) a judicialização da política obsta o desenvolvimento das ações coletivas movidas pelas entidades da sociedade civil, tendo em vista a legitimidade do Ministério Público Federal para interpor ação direta de inconstitucionalidade.
E) a judicialização da política e das relações sociais demonstra que o Brasil não está inserido no processo vivenciado por outros países democráticos de ampliação do acesso à justiça.

A alternativa correta é a B.

No pós Constituição de 1988, o judiciário não pode se eximir de analisar nenhuma demanda, o que causa a maior procura desse poder mara dirimir conflitos. Entretanto, a judicialização das questões trouxe à tona a problemática do ativismo judicial, que seria o judiciário desempenhar funções atípicas pela inércia dos outros poderes. Isso traz uma discricionariedade muito grande para esse Poder, característica de países de modernidade periférica.

Espero ter ajudado!
Respondido por alexrocha19782
17

Resposta:

a consolidação da democracia no Brasil, após a Constituição de 1988, tem sido acompanhada de um fenômeno conhecido como judicialização da política e das relações sociais.

Explicação:

Corrigido pelo AVA

Perguntas interessantes