Filosofia, perguntado por luizccavalcanti, 11 meses atrás

é correto afirmar que a política,para Maquiavel,tem uma base religiosa e etica?
no que ele se baseia para desenvolver sua teoria?

Soluções para a tarefa

Respondido por jeannecardoson
13
Nicolau Maquiavel (1469-1527) foi pensador italiano da época do Renascimento. Sua filosofia política que tinha como modelo as ciências naturais, em sintonia com o antropocentrismo (forma de pensamento em que o ser humano tem uma posição de centralidade no universo) e com o ideal renascentista de domínio da natureza. O Príncipe (1532) é a sua obra mais famosa.

Religião e ética em Maquiavel são pontos polêmicos. A religião para ele só era importante em seu papel prático para a dominação do povo pelo governante, pela capacidade de gerar tanto medo quanto amor nos cidadãos.

A ética de Maquiavel se contrapunha a ética cristã medieval, que ensinava que os governantes estavam debaixo das leis da Igreja. Segundo ele, para a manter da pátria e bem da comunidade "os fins justificam os meios", ou seja, um governante pode matar, roubar, mentir, sem nenhum escrúpulo de que isso seja bom ou mau.
Respondido por tamytayna
4

Resposta: Consiste na valoração das ações humanas a partir de seus resultados, partindo do pressuposto de que a moral cristã não seria adequada a algumas dimensões práticas da vida, como, por exemplo a política.

Explicação: É necessário considerar que Maquiavel foi um dos precursores da moralidade moderna, a fim de distinguir a dinâmica religiosa do modo de condução da política e das relações sociais. O consequencialismo teria como norteador a valoração moral das ações a partir das consequências produzidas, não pelo valor intrínseco.

Perguntas interessantes