os principais legados do direito romano à Modernidade
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - Direito romano
Para administrar o gigante império e ainda criar ordem dentro das cidades, os romanos desenvolveram leis, que deram origem posteriormente aos Códigos Jurídicos.
2 - Línguas derivadas do latim
A língua falada e escrita em Roma Antiga era o latim. Após a queda do Império Romano e a invasão dos germânicos na Europa, várias línguas se originaram do latim.
3 - Alfabeto e números romanos
O alfabeto romano é utilizado até hoje na maioria dos países do mundo. Até mesmo línguas que não são de origem latina (alemão, por exemplo), utilizam o alfabeto romano.
4 - Arquitetura e Engenharia
Os romanos desenvolveram várias técnicas arquitetônicas para construir grandes templos, palácios, estádios, aquedutos, anfiteatros e prédios públicos.
5 - Artes Plásticas
Os romanos foram fortemente influenciados pelas Artes Plásticas da Grécia Antiga. Entre as principais características artísticas dos gregos, que chegaram aos romanos, foi a busca pela reprodução do corpo humano e dos elementos da natureza de forma real.
Explicação:
Os principais legados que surgiram do direito romano diante da modernidade são:
- Códigos Jurídicos;
- Direito Privado;
- Direito Estrangeiro;
- Direito Público.
Quais foram os legados romanos?
Muitos aspectos da cultura vieram da Roma Antiga e foram compartilhadas e absorvidas por reinos, como os germânicos, que formaram a Idade Média.
O legado de Roma foi a sua marca diante das culturas ocidentais ainda na atualidade como nas áreas jurídicas e na área linguística.
No Direito, por exemplo, existem muitas expressões jurídicas que ainda são usadas atualmente e apresentam origem no Latim, como habeas corpus, habeas data, ad hoc.
Saiba mais sobre o direito romano em https://brainly.com.br/tarefa/44929081
Espero ter ajudado.