Português, perguntado por ilizandrobarichello2, 1 ano atrás

É comum na estruturação de qualquer língua a existência de verbos e, no caso da Libras nós vamos encontrar os verbos com marca de concordância e aqueles sem marca de concordância. Associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Os verbos que não apresentam marcas de concordância.
II- Os verbos que detém marcas de concordância integram três subgrupos distintos: os que possuem concordância número-pessoal, os que possuem concordância de gênero e os que apresentam concordância com a localização.
III- Os verbos que possuem concordância de gênero integram um dos subgrupos dos verbos que apresentam marcas de concordância.

( ) Quando o aluno surdo apresenta: ?eu ESTUDAR UNIASSELVI? (eu estudo na UNIASSELVI), ele está utilizando o verbo no infinitivo, não apresentando, portanto, marca de concordância.
( ) O aluno surdo, ao apresentar a sentença ? boi ANDAR? (configuração da mão em 5 ou 5, palma para baixo), está implícita, por meio da configuração de mão, uma concordância de gênero.
( ) Quando o aluno surdo representa: ?RESPONDER? (eu respondo a você), ele está colocando que existe uma concordância entre sujeito e objeto. Há uma demarcação da pessoa no sinal que ele demonstra. Na apresentação deste verbo, visualiza-se uma concordância número-pessoal.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) I - III - II.
b) III - II - I.
c) III - I - II.
d) II - I - III.


Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraconcursos
9

Sobre os verbos com marcas de concordância, a associação correta está na LETRA A) I - III - II.

 

Abaixo segue uma pequena explicação sobre as alternativas:

 

Alguns verbos, não possuem marcas de concordância em Libras, como é o caso do verbo estudar, que está na primeira opção.

O verbo andar, é um verbo que faz parte de um pequeno grupo que tem marcas de concordância, no caso de sua pronúncia, se faz uma configuração de mãos que mostra essa marca de concordância.

O verbo responder, faz parte do grupo que tem concordância número pessoal, por isso se associa a alternativa II.

Perguntas interessantes