Geografia, perguntado por natansubzero5, 5 meses atrás

e) como a tecnologia hoje auxilia na exploração espacial e conhecimento do
universo?

pfr me ajudem ​

Soluções para a tarefa

Respondido por arthurmonteirocolli
0

Explicação:

Hoje em dia, ainda estamos longe dos cenários de viagens interplanetárias dos filmes de ficção. No entanto, vários avanços têm sido feitos e estamos caminhando para a realização do sonho das viagens espaciais comerciais. Veja alguns exemplos:

Sondas espaciais

Em 2012, a Nasa enviou um robô de exploração para Marte, em uma viagem de aproximadamente 587 milhões de quilômetros e 9 meses de duração. Junto com outro robô Opportunity, lançado em 2003, essas sondas têm enviado fotografias, análises químicas do solo e outros dados para a Terra a fim de determinar o solo de Marte.

Já a Missão MAVEN, lançada em 2013, tem analisado a atmosfera desde 18 de novembro de 2013 para determinar se há a presença de gases de água, oxigênio e outros elementos importantes para a vida no planeta vermelho. Com isso, espera-se que possamos determinar se é possível colonizar Marte nas próximas décadas.

Estação espacial ISS

A uma distância média da Terra de cerca de 400 km, a Estação Espacial Internacional foi lançada em 2000, tendo recebido cerca de 200 moradores temporários em missões estritamente científicas. Ela é fruto de uma rara cooperação científica internacional que envolveu os Estados Unidos, a Agência Espacial Europeia, a Rússia, o Japão e o Canadá. A estação tem apenas o tamanho de um campo de futebol e dá 16 voltas na terra a cada dia!

Telescópios espaciais

Praticamente todos nós já ouvimos falar do telescópio Hubble, que é um equipamento dotado de poderosas lentes para fotografar os confins do Universo. Lançado em 1990 com um custo de 1,5 bilhões de dólares, atualmente ele faz companhia a diversos outros que fotografam as galáxias por diversos métodos. Há telescópios que varrem o espaço em busca de sinais de raio X, raios Gama etc.

Quais as novas tecnologias utilizadas e como elas estão ajudando na “corrida espacial”?

Se antigamente a corrida espacial era protagonizada pelas duas grandes potência mundiais, como a URSS e os EUA, atualmente ela é disputada principalmente pelas empresas privadas. Para se ter uma ideia, em 2016, a indústria espacial movimentou US$ 329 bilhões (R$ 1,02 trilhões) no mundo, sendo 75% desse valor capitaneado pela iniciativa privada. Na década de 1970, por exemplo, não havia sequer uma empresa privada responsável pelo investimento direto em viagens espaciais.

Mas você sabe quais são as tecnologias que permitem as viagens espaciais atuais?

Estufas espaciais

As estações espaciais só seriam sustentáveis caso tivessem a capacidade de produzir o próprio alimento. Porém, para que isso fosse possível, um longo processo foi percorrido. Primeiramente, foi preciso descobrir quais plantas seriam mais propícias para o cultivo espacial, suportando uma gravidade próxima do 0, temperaturas mais baixas, luminosidade artificial e os níveis mais elevados de radiação solar. Para isso, diferentes espécies foram cruzadas, além de serem submetidas à transgenia.

Perguntas interessantes