Por que são fabricadas vacinas vivas atenuadas e vacinas inativadas?
Soluções para a tarefa
Resposta
Vacinas atenuadas são mais próxima de uma infecção real portanto geram boa produção de anticorpos, e em geral conferem uma imunidade duradoura com apenas uma ou duas doses.
As vacinas inativadas estimulam uma resposta imune menos potente do que as vacinas atenuadas e por esse motivo necessitam de mais doses para terem uma boa resposta imunológica. Por esse motivo não são uma boa escolha em lugares que as pessoas tem dificuldade de acesso ao local de vacinação.
As vacinas atenuadas têm a desvantagem de poder causar a doença. Por esse motivo pessoas debilitadas ou imunocomprometidas – como aquelas com câncer e AIDS – não devem receber vacinas vivas atenuadas.
As vacinas inativadas contem microrganismos mortos portanto não são capazes de causar a doença e podem serem usadas por pessoas imunocomprometidas.
As vacinas atenuadas necessitam de controle de refrigeração para manter a potência. Já as vacinas inativadas não necessitam de tanto controle de refrigeração.
Caso a vacina com microorganismo vivo atenuado tivesse que ser transportada para lugares com dificuldades de refrigeração, essa vacina poderia não ser a melhor escolha. A falta de refrigeração iria causar a perda de potencia da vacina. A vacina inativada pode ser a melhor escolha. São mais estáveis do que as vacinas vivas. As vacinas inativadas, em geral, são melhores para serem usadas em localidades remotas pela não necessidade de controle da refrigeração e podem ser transportadas congelas, já as vacinas atenuadas não podem ser congeladas e necessitam de controle da refrigeração em seu transporte e armazenamento.
Espero ter ajudado!