“É certo que no Brasil de hoje ainda muitos brasileiros nos veem como índios preguiçosos, improdutivos, empecilhos para o desenvolvimento. Outros nos veem como valiosos protetores das florestas, dos rios, e possíveis salvadores do planeta doente em função da ambição de alguns homens brancos” (LUCIANO, 2006, p. 18). Essa fala é do escritor Gersem dos Santos Luciano Baniwa e retrata a dualidade de pensamento sobre os povos indígenas do Brasil. Com base nessas informações, escolha a alternativa que melhor se configura como uma explicação para essa diferença de opiniões existentes no imaginário do brasileiro.
A- Essa diferença explica-se através processo de colonização brasileira que foi extremamente violento e que trouxe consigo a figura do indígena como um atraso para o progresso, pois o mesmo tinha uma cultura, religião e modo de vida diferente do modo europeu. Além disso, as informações que foram escritas e disseminadas ao longo de toda a história por grupos ligados ao poder ajudaram nessa construção.
B- Essa diferença explica-se por meio dos padres jesuítas que disseminavam a violência entre os indígenas através do trabalho compulsório usado nos espaços das igrejas católicas.
C- Essa diferença explica-se por meio dos interesses econômicos e políticos ligados aos grandes latifundiários, principalmente no período Imperial do Brasil.
D- Essa diferença explica-se através dos próprios indígenas, que nunca formaram uma unidade em busca de uma melhoria na qualidade de vida e na busca por seus direitos, pois as diversas etnias que existem no Brasil evitam formar alianças, dificultando assim que sua cultura se misture e se perca.
httpgi9:
É pergunta de prova, quem puder responder, agradeço.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
SIM
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás