É a doutrina que ensina que o homem é capaz de atingir verdades certas e
certezas absolutas.
Essa linha de pensamento é muito usada nas religiões onde muitas de suas
crenças não podem ser questionadas, são verdades absolutas e pronto, como a
existència de um criador e sua criação universal.
Afinal de contas será que existe alguma coisa da qual temos certeza absoluta?
Podemos conhecer tudo e ter certeza de tudo.
Responda:
1- Releia o ultimo parágrafo e responda com suas palavras.
2- Existe algum conhecimento humano que não pode ser questionado? Justifique
sua resposta
3. Sua religião possui dogmas ou verdades que não põem ser contestadas?
Explique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não existe certeza absoluta sobre NADA. Ninguém, nem grandes potências ou autoridades, por mais alta classe que se encontre, tem certeza absoluta sobre algo. Assim mesmo, com a ciência. a "Ciência" nada mais é do que um estudo, mediante teorias, de como funcionam sistemas. Entretanto, não obstante, não há certeza absoluta sobre NADA. A filosofia surgiu justamente para questionar a veracidade e achar uma resposta para certas questões sociais e científicas. Assim se surge a Filosofia da Natureza - incentivada principalmente pelos pre socráticos - e a filosofia moral/social, a qual, trata de assuntos corriqueiros e cotidianos.
Portanto, como principal extrativismo desse texto se pode inferir que: Não há verdade absoluta. Os seres humanos, por mais que não existam seres divinos, não se tem certeza de nada. Por isso, tudo é refutável.
Como Sócrates disse:
"Só sei que nada sei", embora não seja neste mesmo contexto.
Resposta:
Não.Sim.
Explicação:
Acredito que a maior consideração que devemos saber a cerca do pensamento questionador é qual a fonte que o alimenta, é a necessidade de entender tudo por se alimentar de conhecimento, ou é um impulso narcisista que se esconde por trás de um grande intelecto com medo de entender que o seu papel na existência é breve, pequeno, e absulatamente servil e não de herói ? Sou um Cristão protestante, considero a bíblia como verdade, e sempre que ela me apresenta algo que tenho dúvida, procuro entender no âmago o que é colocado pelo autor do texto, o período que viveu, a sua realidade, já sobre o sagrado em si é mais complicado que meramente o pensamento critico pode avaliar, sem o metafísico, sendo esse a fé é impossível considerar que se entendeu o texto, ou que se tem condições de obedecer humildemente uma ordenação qualquer que seja. Conhecer não nos torna mais fortes, mais conscientes, mais amorosos, ou mais puros, pelo contrário se bem soubessemos o que torna o próximo servo da nossa vontade de certo que o faríamos, mas a fé move montanhas e transforma personalidades, onde o pensamento critico jamais pode ir.