Durante uma viagem ao exterior, um turista brasileiro alugou um carro e recebeu orientações de algumas normas de segurança. Em uma dessas orientações havia a recomendação para que os motoristas, ao tráfego e em determinadas estradas, mantivessem seus veículos separados por uma "distância" equivalente a 3 segundos.
A) No caso de um moturista que mantém o veículo com velocidade constante de 108 km/h, em um trecho de estrada retilíneo, qual é essa distância de segurança, expressa adequadamente em metros?
B) Considere que dos motoristas que trafegam em um trecho retilíneo da estrada estejam respeitando em recomendação de segurança, e um deles resolva usar os freios bruscamente, até parar, com aceleração constante de módulo a=4m/s*2. O motorista que vem atrás demorou 0,5s para reagir e usar os freios. Para que não ocorra colisão, qual deve ser a aceleração mínima do veículo que vem atrás?
Soluções para a tarefa
V=108 Km/h÷3.6=30
T=3s
S=S0+V.T
S=0+30.3
S=90m
B)
a=v/t
4.t=a.05.t
4.t-0.5.t=a
a=3.5m/s2
Resposta:
Resposta:
No livro texto de 2016 há um erro logico . O livro diz que a resposta do item b é 3,5 m/s² . Entretanto, como o carro que está frente freia com a aceleração de 4m/s² , se o carro de trás freiar com uma aceleração menor havera a colisão . Neste sentido não há como o carro de trá ter uma aceleração de 3,5m/s² e ainda parar sem a bater no carro da frente .
RESOLUÇÃO
Item a:
Utilizando a equação geral de velocidade escalar média :
Item B:
Do enunciado da questão tempo que ambos os carros da frente ( carro A ) quanto o carro de tras ( carro B ) tem a mesma velocidade inicial e ambos chegam ao repouso ( velocidade final = 0 ) sem haver o choque entre eles . Além disto sabe-se que o carro B demora 0,5 para a resposta. Logo tempo a seguinte conclusão :
O movimento de parada do carro A é um MUV de aceleração negativa ( pois sua aceleração vai contra a velocidade )
O mocimento de parada do carro B é um MRU nos primeiros 0,5s e depois MUV nos 2,5s finais. No total a distancia percorrida do carro A é igual a distancia total percorrida pelo carro B até o repouso de ambos. Com isto tem:
Pela equação geral e analisando o carro A podemos descobrir a velocidade inicial .
Utilizando torriceli ou a equção geral da função horaria do espaço de um MUV pode achar a variação de espaço que o carro A percorre . Por conseguencia a variação de espaço que o carro B tem que percorrer para não haver a colisão .
s ou s=s_0 + v_0 \cdot t + { a \cdot t^2} / 2\\$\Delta$s = 18m[/tex]
Agora tempo que a variação de espaço do carro B é variação de um MU ( movimento uniforme ) devido ao tempo de reação + a variação de MUV devido a frenagem. Assim temos :
E utlizando novamente torriceli ou a equção geral da função horaria do espaço de um MUV achamos agora a aceleração do carro B
Explicação: