Durante uma reunião pedagógica com o grupo de professores da escola em que atua como pedagoga, Eliane registrou alguns apontamentos a partir das diversas dúvidas, queixas e reclamações exteriorizadas por grande parte dos docentes, a respeito dos alunos e sua relação com a aprendizagem.
Ao analisar todos os apontamentos registrados, a pedagoga Eliane chegou às seguintes conclusões:
1- Os professores dão mais importância à conduta negativa dos seus alunos, em detrimento às suas outras habilidades;
2 - Os professores possuem uma visão fragmentada do aluno: julgamentos inadequados taxando os alunos pela indisciplina, sem o propósito de mediação e escuta pedagógica adequada;
3 - Muitos professores do grupo ainda possuem uma postura rígida em relação à exigência de registros de conteúdos em cadernos, assim como priorizam os resultados obtidos pelo desempenho avaliativo formal.
4 – Em relação aos alunos com dificuldades de aprendizagem, o problema ainda é mais grave, pois os professores estão focando o problema na própria criança (diagnóstico), em detrimento das circunstâncias ao seu redor.
Sabendo que é fundamental que o professor observe o aluno em sua totalidade e que as aprendizagens ocorrem através de múltiplas estratégias, estímulos visuais, auditivos, táteis, senso de humor, afetividade, e quanto mais diversidade de ações pedagógicas, mais certeza de que a mensagem e o conteúdo chegarão a todos os alunos, em sua opinião, como a pedagoga Eliane pode implementar a melhoria na qualidade de ensino do grupo de docentes? Quais seriam as medidas apropriadas para sanar tais problemas? Elabore sua resposta, justificando-a por meio de um texto discursivo de 10 a 15 linhas.
Soluções para a tarefa
Muitos professores que atuam nas escolas não se dão conta da importante dimensão que tem o seu papel na vida dos alunos. é preciso entender que, ser professor não é apropriar-se de um conteúdo e apresentá-lo aos alunos em sala de aula, é preciso compreender que a tarefa docente tem um papel social e político insubstituível, embora muitos fatores não contribuam para essa compreensão, o professor necessita assumir uma postura crítica em relação a sua atuação de ser “educador, e sobre as formas diversas de exercer este ofício, principalmente quando se refere sobre a formação de outras pessoas. percebe-se que, são necessárias estratégias, procedimentos, modos de fazer, além de uma sólida cultura geral, que ajudam a melhor realizar o trabalho e melhorar a capacidade reflexiva sobre o que e como mudar. E importante perceber como o aluno se constitui na relação com o outro e assim, buscar desenvolver atividades que envolvam os alunos de forma integrada, ou seja, deve orientar sua prática para que desenvolva a expressividade, a emoção, a personalidade e o pensamento criativo. fazendo com que os alunos aumente sua auto estima e realize atividades que ajuda os mesmos a mostrar seu potencial.