Durante uma corrida de curta distância os músculos produzem grande
quantidade de ácido láctico a partir da glicose armazenada. Tendo em vista este fato, por que a
hiperventilação antes de uma corrida pode ser útil? Explique também por que o lactato reduz o PH
Soluções para a tarefa
Primeiro precisa-se ter em mente que as células musculares podem produzir energia por meio da respiração celular aeróbia ou por meio da fermentação láctica.
Como a a respiração celular aeróbia é a que possui maior rendimento energético (produz mais energia para as células/ maior número de ATPs formados) é a mais comumente usada mas esta consume oxigênio obtido pela ventilação pulmonar (ato mecânico onde as moléculas de O2 do ar entram no sangue por diferença de concentração).
Entretanto durante um grande esforço físico em curto período de tempo o oxigênio é consumido mais rápido do que é reposto, com isso as células musculares ficam sem oxigênio para usar na respiração celular aeróbia. Como o esforço físico tem que continuar elas recorrem a fermentação láctica para continuar a produzir energia para a movimentação mesmo que o rendimento seja menor em comparação a respiração celular aeróbia.
A hiperventilação antes da corrida pode ser útil pois aumentará a quantidade prévia de oxigênio no sangue e consequentemente aumentará o tempo que as células musculares poderão realizar respiração celular anaeróbia antes de recorrerem a fermentação láctica.
O produto da fermentação láctica é o Ácido Láctico também conhecido como Lactato. Por ser um ácido carboxílico libera íons H+ no meio diminuindo o pH.