Durante um procedimento cirúrgico de extração do segundo molar superior esquerdo de um paciente, sexo masculino com 55 anos de idade, com histórico prévio de asma, o paciente apresentou-se dispneico, com respiração sibilante e tosse. Assinale a alternativa correta:
Desta forma:
Escolha uma:
a. O procedimento a ser adotado deve ser a ventilação respiratória artificial do paciente com oxigênio puro e a solicitação de assistência do serviço de atendimento móvel de urgência.
b. Deve ser administrado um broncodilatador em aerossol ao paciente e oxigênio usando máscara facial com fluxo de 5 a 7L/min.
c. Deve-se iniciar imediamentamente as manobras de ressuscitação cárdio-pulmonar.
d. Se o estado do paciente evoluir para uma insuficiência respiratória, será necessário realizar rapidamente a manobra de Heimlich para desobstruir as vias aéreas superiores.
e. Se o estado do paciente evoluir para uma insuficiência respiratória, será necessário realizar rapidamente a manobra de Heimlich para desobstruir as vias aéreas superiores.
Soluções para a tarefa
Olá! Bom vamos lá então.
Os anestésicos locais como a bupivacaina e a lidocaína podem causar uma bronco contrição em alguns pacientes com asma. Ou seja, assim será onde o paciente vai piorar o seu caso respiratório. Então podemos ver que todo paciente com problemas respiratórios deveriam receber uma pré medicação sendo esta anticolinérgica e broncodilatadora , antecedendo a extração dentaria e evitando problemas.
No caso desse paciente ele deveria primeiramente fazer o tratamento correto para depois partir para extração, mas também temos que entender que muitas vezes os pacientes não sabem que podem ter crises naquele exato momento.
Claro que, em condições emergenciais devemos interromper o tratamento e estarmos preparados para socorrer o paciente, deixando o ambiente ventilado e chamando o socorro especializado
Ou seja, RESPOSTA: A
Espero ter ajudado!