Durante toda a longa trajetória da criança, desde seu nascimento até a fase adulta, existem fases e peculiaridades específicas de cada fase. O enfermeiro deve compreender esses conceitos e os métodos de avaliação e vigilância, para que a criança possa crescer e se desenvolver com a qualidade máxima esperada, exposta e com acesso aos melhores recursos disponíveis.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Infelizmente, não consegui achar o restante da sua pergunta!
Entretanto, para você não ficar sem resposta, listei abaixo alguns marcos do desenvolvimento infantil esperadas para cada faixa etária:
*2 meses*
• Levantar a escápula quando está de barriga para baixo para ver/acompanhar o que se passa ao redor até 90°.
*4 meses*
• Melhora na comunicação ainda com sons guturais: começa a utilizar vogais e consoantes. Ri para as pessoas em resposta = sorriso social. Começa a pegar os brinquedos com as mãos. Acompanha os objetos até 180°. Coloca a mão na boca o tempo inteiro (fase oral, descobrimento da mão e do que ele pode fazer com ela). Começa a rolar.
*6 meses*
• Começa a se reconhecer no espelho. A criança começa a reconhecer os rostos familiares e ter predileção por faces. Reconhece pelo nome, tenta manter uma conversação, imita sons. Transfere o objeto de uma mão para outra (entende que tem 2 mãos), sustenta o próprio corpo e senta com suporte, rola em todas as direções.
*9 meses*
• Predileção por brinquedos; chora quando vai no colo de estranhos; imita ações como bater palma; a linguagem fica mais refinada; aponta objetos com os dedos para mostrar interesse; começa a fazer movimento refinado de pinça; sabe brincar de esconder/achar; começa a engatinhar; ficar em pé sozinho com apoio; senta sem apoio fixa o esqueleto axial, quer começar a escalar e puxar as coisas.
*12 meses*
• Intensificação do estranhamento de ficar longe da mãe; começa a responder perguntas simples; começa a tentar falar as primeiras palavras.
*18 meses*
• Começam as crises de birra, se chorar talvez consiga o que quer. Demonstra interesse e compartilha isso com as pessoas. Começa a falar palavras simples. Sobe escadas e escala. começa a usar talheres, copos e pratos.
*2 anos*
• Começa a ter independência; aponta figuras e nomeia objetos. É capaz de formar frases, brinca de fantasias/fica mais subjetiva. Reconhece formas e cores, empilha coisas, desenha formas, chuta coisas e joga coisas, fica na ponta dos pés.
*3 anos*
• Segue instruções mais complexas. Começa a demonstrar afeto pelos amiguinhos, se troca sozinho. Sobe e desce escadas, escala coisas.
*4 anos*
• Consegue memorizar uma música e cantar, sabe contar histórias/subjetivo formado, brinca de “faz de conta” , coopera com outras crianças, sabe desenhar o corpo humano em 2/4 partes.
*5 anos*
• Em geral já está na escola, sabe utilizar sentenças no futuro, criança mais independente, consegue desenhar corpo com 6 partes, habilidade para usar talheres igual adulto.
*Adolescência*
• Busca de si mesmo e da identidade, quer se desvencilhar dos pais; necessidade de pertencer a um grupo.
Resposta:
B
Explicação:
Considera-se criança para os efeitos desta lei a pessoa até 12 (doze) anos de idade incompletos e adolescente aquela entre 12 (doze) e 21 (vinte e um) anos de idade.