História, perguntado por valscarvalho, 6 meses atrás

Durante os séculos XVI e XVII, um dos temas mais debatidos pelos pensadores da Europa ocidental sobre a política era o conceito de Estado. O bispo francês Jacques Bossuet escreveu, em 1709, a obra “Política tirada das palavras da sagrada escritura”, em que afirma:

“Todo o poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na terra. Consequentemente, o trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus.”

A partir da citação acima e de e seus conhecimentos sobre os teóricos do absolutismo, assinale a alternativa correta:

a)Jacques Bossuet foi um defensor da ideia de que somente o governo da classe dos nobres, cuja soberania é divina, é capaz de manter a unidade política.

b)Jacques Bossuet foi um defensor da ideia de que um governo democrático, baseado na soberania popular, é indispensável para a manutenção da unidade política.

c)Jacques Bossuet foi um defensor da ideia de que somente o governo de um só homem, cuja soberania é divina, é capaz de manter a unidade política.

d)Jacques Bossuet foi um defensor da ideia de que somente o governo de um só homem, baseado na soberania popular, é capaz de manter a unidade política.

e)Jacques Bossuet foi um defensor da ideia de que somente o governo da classe burguesa, cuja soberania advém do povo, é capaz de manter a unidade política.

Soluções para a tarefa

Respondido por ostrowski1
14

Resposta:

c) Jacques Bossuet foi um defensor da ideia de que somente o governo de um só homem, cuja soberania é divina, é capaz de manter a unidade política.

Explicação:

Resposta correta

Jacques Bossuet defendia uma forma de governo de um só homem (o rei) como possibilidade de manutenção da unidade política e argumentava que o poder do monarca estava fundamentado no poder divino, de onde provinha sua soberania.


eritonrpj13: Resposta Correta
Respondido por vjdobf
0

Resposta:

Letra C

Explicação:

Todo o poder vem de Deus. Logo, aqueles escolhidos por Ele deveriam exercer o seu poder sob os demais. Consequentemente, o trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus.

Perguntas interessantes