Durante os interrogatórios que se seguiram à Revolta dos Malês, na Bahia, em 1835, foram apurados os seguintes depoimentos:
Um deles disse “chamar-se Mateus [...] e seu nome na sua terra é Dadá”. A negra Faustina referiu-se ao “negro Nagô Ajahi, por nome Jorge na terra de branco”. O próprio Ajahi mencionou “um negro de nome Aliara e que se chama José na terra de branco”.
REIS, João José Reis. Rebelião Escrava no Brasil.
São Paulo: Cia. das Letras. 2003. p. 316.
A manutenção de nomes africanos por escravizados no Brasil expressa
A
o sucesso da política de conversão forçada de africanos ao cristianismo adotada pelos portugueses no Brasil.
B
uma técnica de controle da população escravizada através da ocultação de seus verdadeiros nomes.
C
a tentativa de preservação da identidade pessoal que vinculava o indivíduo a sua cultura de origem.
D
a impossibilidade de integração de diversos grupos africanos na resistência contra a escravidão.
E
a dificuldade de aprendizagem da língua portuguesa por parte dos africanos desembarcados no Brasil.
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Tbm preciso
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