Durante o século XVIII, mesmo com os progressos alcançados com Euler e Lagrange, a Análise Infinitesimal (campo que contém o Cálculo Diferencial e Integral) ainda se encontrava ligada às ciências naturais, isto é, os problemas dos quais se originavam seus conhecimentos se relacionavam, particularmente á Física, como os relativos à velocidade, à ótica, etc.
Os conhecimentos atuais sobre a Matemática grega estão baseados, principalmente nos trabalhos dos matemáticos do período helenístico, considerado a idade de ouro da Matemática grega e que se estende desde as mortes de Alexandre, o Grande, e de Aristóteles, em 300 a.C., até os princípios da era cristã. Neste contexto, analise as afirmativas seguintes.
I - Euclides de Alexandria é autor de Os Elementos, o mais antigo texto matemático que chegou completo aos tempos atuais e que contém quase todo o conhecimento matemático daquela época.
II - Arquimedes, além de esboçar os princípios da alavanca é autor do livro Arenário no qual deixa clara a diferença entre o que é "difícil de contar" e o que tem infinitos elementos.
III - Apolônio é autor do texto Cônicas, em que cria os termos elipse, parábola e hipérbole para determiná-las e estabelece uma teoria geral para as seções cônicas, aplicando métodos geométricos.
IV - No período helenístico as propriedades matemáticas deixam de ser "fatos" para, depois de demonstradas, se converterem em "conhecimento", embora ainda com uma predileção pelo finito.
É correto somente o que se afirma em:
a) I e II.
b) II e III.
c) I, II e IV.
d) I, III e IV.
e) I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Todas as alternativas estão corretas E) I, II, III e IV
rpgms:
Marquei a alternativa D (I, III e IV) pois não encontrei no livro algo falando sobre "deixa clara a diferença entre o que é "difícil de contar" e o que tem infinitos elementos."
alszczotka
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás
Física,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás