Durante o século XVI, do fracasso das relações entre os católicos fiéis ao papa e os cristãos iniciadores do protesto resultaram secessões: verdadeiros cismas, que deram origem a organizações cristãs separadas e denominadas Igrejas protestantes (...). Por vezes os “reformadores” e seu discípulos definem a própria doutrina e as instituições cristãs novas, necessárias para as cerimônias do culto e para a piedade pessoal e familiar. Outros, ao contrário, nem sempre pretendiam formar uma doutrina renovada, mas apenas rejeitar a autoridade do papa e do clero católico, sem modificar profundamente a organização eclesiástica. Diferenças de acento, de abordagem e de cultura aparecem entre as correntes reformadoras, aqui com os luteranos, ali com os calvinistas, mais adiante com os anglicanos.”
DURAND, Jean-Paul. Instituições religiosas: judaísmo, cristianismo, islamismo, e igrejas saídas da Reforma. São Paulo: Paulinas, 2003, p. 124.
Com base no excerto, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas:
I – Desde e o princípio dos protestos, Martinho Lutero (1483-1546) pretendia e seus seguidores objetivavam criar uma nova religião na qual pudessem colocar em prática uma nova forma de conceber a Salvação com base não no pagamento de indulgências como proposto pela Igreja Católica, e sim, por meio da fé.
Porque,
II – Como teólogo, o monge Lutero concluiu após exaustivos estudos do livro bíblico “Carta aos Romanos 1” a Salvação é gratuitamente um dom de Deus alcançada pelo fiel por meio da fé em Cristo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b.
As asserções I e II são proposições falsas.
c.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira
Perguntas interessantes