Durante o Período Regencial , grupos políticos progresssistas e regressistas se alternaram no poder . Quais eram as principáis diferenças
Soluções para a tarefa
Progressistas: eram favoráveis a um governo centralizado.
Regressistas: eram favoráveis ao fortalecimento do poder legislativo e contrário a liberdade administrativa das províncias.
Havia dois partidos políticos que alternavam a posição de poder no período Regencial, os Progressistas e Regressistas. Eles possuíam diferenças no pensamento sobre divisão política do poder.
Progressistas
Os Progressistas eram a junção de dois antigos partidos políticos do período Regencial: liberais moderados e liberais exaltados.
O partido dos Progressistas não eram favoráveis ao poder centralizado na mão da Coroa portuguesa na administração política.
Em vista disso o Partido Progressista vai possuir uma visão política objetivando a descentralização do poder, dando assim maior autonomia para as províncias.
Regressistas
Os Regressistas era o antigo partido dos Restauradores, conhecidos por serem contra a abdicação de Dom Pedro I. Eles reclamavam a volta da monarquia e o mantimento da centralização do poder nas mãos da Coroa portuguesa.
Eles acreditavam que com a maior centralidade do poder na mão da Coroa, as revoltas que eclodiram no período Regencial, seriam contidas mais facilmente.
Saiba mais sobre "Progressistas e Regressistas" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/18612041
#SPJ2