História, perguntado por alexeanaclecia2415, 10 meses atrás

Durante o período das Cruzadas, São Bernardo de Claraval (1090-1153) escreveu: "Mas os soldados de Cristo combatem confiantes nas batalhas do Senhor, sem nenhum temor de pecar por pôr-se em perigo de morte e por matar o inimigo. Para eles, morrer ou matar por Cristo não implica qualquer crime, pelo contrário, traz a máxima glória. (...) Em outras palavras: o soldado de Cristo mata com a consciência tranquila e morre com a consciência mais tranquila ainda." (São Bernardo de Claraval apud COSTA, Ricardo da. Apresentação: A Cruzada Renasceu? BLASCO VALLÈS, Almudena, e COSTA, Ricardo da (coord.). Mirabilia 10. A Idade Média e as Cruzadas. jan.-jun. 2010/ISSN 16765818, p. XIII) No que se refere às Cruzadas no período medieval, determine quem eram esses soldados de Cristo referenciados no trecho acima, quais as motivações para empreender suas batalhas e quais as suas consequências para o mundo ocidental daquele período.

#UFPR
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
84

Os "soldados de Cristo" eram nobres e camponeses que haviam de voluntariado para combater os mouros (invasores islâmicos) na Europa e em Jerusalém, por motivos que variavam.

Além das crenças religiosas, que eram provavelmente a principal motivação ideológica dos Cruzados, também viam nas Cruzadas uma oportunidade de ganhos econômicos, retomada dos seus territórios (o que era o caso de portugueses e espanhóis) e prestígio.

As Cruzadas tiveram resultados mistos: conseguiram restabelecer o controle europeu na Espanha e em Portugal, o que foi positivo para o mundo ocidental, mas não se firmou no norte da África e acabou acelerando o fim do Império Bizantino, o que foi negativo para o ocidente.

Perguntas interessantes