"A descolonização, essa ‘troca de soberania’, não teve como causa exclusiva a luta dos povos por sua libertação." (FERRO, Marc. História das colonizações: das conquistas à independência – séculos XIII a XX. SP: Cia das Letras, 1996, p. 346) Comente essa frase, dissertando sobre os fatores que influenciaram de forma geral os movimentos de emancipação nacional das colônias europeias na Asia e na Africa dos anos 1940 a 1970. Em seguida, explique por que o autor referiu-se à descolonização como "troca de soberania".
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Influenciaram os movimentos de independência o avanço das ideias nacionalistas (de acordo com os quais os povos nacionais deveriam ter um governo nacional, que valorizasse a sua cultura) e a Guerra Fria, que colaborou para o enfraquecimento das principais potências coloniais (França e Inglaterra).
A "troca de soberania" era a ideia de sair de um sistema colonia, no qual o país estava politicamente submisso a outro, e ingressar no sistema econômico global (na época havia dois, o capitalista e o socialista). Independente de qual fosse o sistema econômico, as ex-colônias simplesmente não poderiam competir, e seriam economicamente submetidas.
Resposta:
Além das lutas movidas pelos povos dominados da África e da Ásia, podem-se considerar o enfraquecimento das potências colonizadoras europeias, fruto da Segunda Guerra Mundial, e os interesses das potências emergentes, Estados Unidos e União Soviética, que não possuíam colônias e precisavam aumentar suas áreas de influência no contexto da Guerra Fria. A ideia da troca de soberania está associada à manutenção de uma situação de dependência das áreas descolonizadas, que, apesar de terem seus próprios governos, sofreram imposições das novas potências.
Explicação: